Dida era o reserva imediato de Marcos em 2002 | © Alexandre Battibugli |
Após frustração pela final da Copa de 1998, o Brasil chegou à Copa do Mundo de 2002, realizado na Coréia do Sul/Japão, com expectativa de ganhar o penta. E no plantel canarinho, dois jogadores do Corinthians estavam presentes: Dida e Vampeta.
Apesar de serem reservas, os jogadores foram fundamentais na campanha pré-copa. Dida era o reserva imediato de Marcos e Vampeta era o suplente no meio-campo durante a Copa do Mundo de 2002. Na primeira fase do Mundial , o Brasil passou em primeiro lugar no Grupo C, com nove pontos.
Pela fase de mata-mata, a Seleção Brasileira passou por Bélgica, com o placar de 2 a 0, pela Inglaterra, com 2 a 1 após jogo acirrado, e também pela Turquia por 1 a 0, com gol de Ronaldo.
A grande final, realizada no Estádio Internacional de Yokohama, mesmo palco da conquista do Bimundial alvinegro sobre o Chelsea dez anos depois, o Brasil tinha a Alemanha pela frente. Com dois de Ronaldo, o Brasil conquistou o pentacampeonato mundial.
Pelo Timão, Vampeta e Dida também foram campeões mundiais, em 2000, quando o Timão superou nos pênaltis o Vasco. Além deste título, a dupla conquistou Campeonato Brasileiro , Paulistão, Torneio Rio-São Paulo e Copa do Brasil vestindo o manto alvinegro.
Fonte: Site Oficial do Corinthians