Corinthians tem o melhor aproveitamento em eliminar o jogo da volta

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Aproveitamento em eliminar jogo da volta na Copa do Brasil / Crédito: 

Revista Placar

Tricampeão da Copa do Brasil, o Corinthians é um time reconhecidamente competente na disputa do torneio. Tal desempenho pode ser comprovado pela capacidade do time em eliminar o jogo da volta. Além de ser o clube que mais classificou-se sem precisar do segundo jogo (11 vezes), o time também tem o melhor aproveitamento nas eliminatórias desse tipo, com 55% de aproveitamento.

Em 1995, a Copa do Brasil mudou suas regras para acelarar a disputa entre equipes de grande diferença técnica. Naquele ano, foi imposta uma regra de que, caso o time visitante vencesse, na primeira fase, por três ou mais gols de diferença, eliminaria a partida de volta.

Desde então, a regra vem sendo aplicada nas duas primeiras fases da Copa do Brasil, desde que uma delas não seja a fase oitavas de final. O Timão esteve nessa situação em 20 oportunidades, conseguiundo classificar-se antecipadamente em 11 delas.

Em levantamento feito, levando em consideração os jogos já realizados na primeira semana do torneio em 2014, e apenas as equipes que se classificaram, ao menos, três vezes, o Timão está soberano na ponta, podendo melhorar seus números nesta quarta (19), quando enfrenta o Bahia de Feira, em Feira de Santana.

A surpresa vai para o segundo colocado, Atlético-GO. que conseguiu três eliminações em sete oportunidades que teve, incluíndo o jogo da primeira fase desse ano de 2014.

Já o pior desempenho geral dentre as equipes com ao menos três classificações, está o Vitória, com apenas 9% de aproveitamento. O time teve apenas três sucessos em 32 tentativas possíveis.

Fonte: Placar