Líder do Bom Senso FC, zagueiro também é líder no Timão (Foto: Alan Moricy/ LANCE!Press) |
O técnico Mano Menezes escolheu seu principal líder em campo no Corinthians 2014: o zagueiro Paulo André será o capitão da equipe neste domingo, às 17h, no Canindé, no duelo diante Portuguesa, pela estreia no Paulistão de 2014. A informação foi confirmada ao Lancenet por Mano após o treino de ontem pela manhã, no CT.
Paulo, um dos mais experientes do elenco, começa o ano como um dos homens de confiança do treinador. A tarja até o ano passado era responsabilidade maior do lateral-direito Alessandro, que se aposentou após o Brasileirão e hoje é o novo coordenador-técnico do clube.
A relação do zagueiro com Mano começou em julho de 2009, quando o técnico deu o aval para sua contratação do Le Mans, da França. Naquela época, porém, o líder do grupo era William Capita, que formava a dupla de zaga com Chicão. Paulo André não conseguiu se firmar durante a primeira passagem, não só pela concorrência, mas também pelas seguidas lesões em seus dois joelhos – um drama que, desde a temporada, não o atormenta mais.
Agora, em grande fase desde o Mundial da Fifa em 2012 – foi um dos poucos que se salvaram na última temporada – ele será mantido na equipe, formando o setor defensivo ao lado de Gil. Os dois formaram a defesa menos vazada do último Paulistão e também do Brasileirão.
A expectativa de que Cleber pudesse ficar com a vaga com o novo comandante não se confirmou. Mano, pelo visto, não arriscará mexer no melhor setor da equipe. E muito menos tirar sua principal voz dentro e fora de campo no elenco.
Outros líderes do elenco:
Além de Paulo André, outros dois jogadores da equipe titular são líderes de Mano. O principal é o volante Ralf, titular desde que chegou indicado pelo treinador, em 2010. Apesar de não gostar de ser capitão, o camisa 5 é conhecido por cobrar forte os companheiros no vestiário. O meia Danilo, pelo perfil sereno, experiência e espírito decisivo, também tem o respeito do novo chefe.
O CAPITA DO PASSADO ERA WILLIAM:
William Machado, hoje gerente de futebol do Bahia, era o capitão na primeira passagem de Mano, que havia trabalhado com ele no Grêmio anos antes. O ex-zagueiro, além de líder em campo, era esclarecido fora dele e participava de decisões do grupo com a diretoria. William Capita, como era conhecido, aposentou-se no fim de 2010, após o Campeonato Brasileiro.
COM TITE, HOUVE REVEZAMENTO:
O ex-lateral-direito Alessandro, hoje coordenador-técnico do Corinthians, foi o escolhido pelo técnico Tite para levantar as taças da Libertadores e do Mundial, em 2012. No entanto, o jogador não foi o único líder de ex-corintiano em campo.
Em sua passagem, o antigo treinador implementou um revezamento, e quase todos os atletas titulares vestiram a faixa em um ou até mais partidas. Alguns, como Ralf, disseram que não gostavam e recusaram.
Nos outros principais títulos recentes, Alessandro levantou também a taça do Paulistão-2013 e dividiu a do Brasileirão-2011 com Chicão, em premiação da CBF no Rio, e Danilo foi o capitão na decisão da Recopa Sul-Americana-2013 contra o São Paulo.
PAULO ANDRÉ É LÍDER DO ELENCO POR CAUSA DO…
… Exemplo
Paulo já passou por diversas situações no clube. Foi reserva por opção do técnico, recuperou-se de graves lesões, foi titular… Nestes casos, sempre teve o mesmo profissionalismo e nunca reclamou publicamente dos fatos.
… Esclarecimento
O jogador tem uma visão ampla do futebol, não só no campo e na parte tática, mas também da parte política, da relação com a torcida, diretoria… Ele é o principal líder do Bom Senso FC, movimento dos atletas que visa melhorias para o futebol brasileiro.
… Experiência
Aos 30 anos, é o titular mais antigo da zaga, com o ponto alto no Mundial de 2012. Noção de posicionamento e boa saída de jogo eram características frequentemente elogiadas pelo ex-técnico do Corinthians, Tite.
Fonte: Lancenet