Walter deu sorte para ter chance, mas agarrou e hoje até ameaça Cássio (Foto: Miguel Schincariol/ LANCE!Press) |
O torcedor nem sabia quem seria o goleiro titular do Corinthians depois que Cássio sofreu lesão muscular na coxa direita durante a partida contra o Criciúma, há cerca de dez dias. No rodízio promovido por Tite entre os três reservas, o recém-chegado Walter teve sorte para estar no banco do estádio Novelli Júnior e muita competência para agarrar a oportunidade de se firmar nos onze iniciais do Timão e mostrar a cara para a Fiel.
Além dos 70 minutos diante dos catarinenses, o arqueiro atuou no jogo decisivo das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Grêmio, e no clássico diante do Santos, anteontem. E foi muito bem. Algo que, para sua infelicidade, está apenas em segundo plano pelo protagonismo de Alexandre Pato, heroi diante do Criciúma, vilão na eliminação do Sul e alvo de hostilidade em Araraquara.
Vale lembrar que, além dessa relação de ‘?esquecido’? e ‘?protagonista’?, Walter tem trajetória distinta de Pato no Timão. O goleiro estava no União Barbarense até maio, quando chegou de graça ao Parque São Jorge com status de rebaixado com o clube do interior. Já o outro, dois anos mais jovem, foi comprado do poderoso Milan (ITA) por mais de R$ 40 milhões.
Na sombra de reforços mais badalados do Timão, Walter só havia defendido equipes modestas do futebol nacional, como XV de Jaú, Iraty, Londrina e a própria Barbarense. Focado em vestir a camisa do atual campeão mundial, nem deu ouvidos às sondagens da Portuguesa e acertou com o Timão em maio, sem perspectivas de receber oportunidades na equipe titular em curto prazo.
Julio Cesar, pouco antes, havia anunciado o fim das negociações que o levariam, por empréstimo, ao Vasco, e fez do novato terceira opção de Tite para Cássio. Quando o titular se lesionou, era Walter quem estava no banco, e não Danilo Fernandes. Na partida seguinte, Tite esclareceu que manteria Walter por ter ‘?agarrado a oportunidade na hora certa’?.
– Outro goleiro poderia ter sido escolhido se tivesse jogado – afirmou.
Para a torcida, parece que não há dúvidas. Enquete realizada pelo Lancenet há poucos dias apontou que 87% dos torcedores preferiam Walter como titular em relação a Danilo e Julio Cesar. De reforço desnecessário a preferido, o goleiro de 25 anos demonstra com boas atuações que, no Corinthians, o presente que é a lição.
Confira a situação dos outros goleiros do Timão:
Cássio – Heroi do Mundial, era titular absoluto até travar a perna tentando repor uma bola contra o Criciúma, há dez dias. Com lesão grau 2 na coxa direita, não deve retornar nesta temporada.
Danilo Fernandes – Reserva no jogo anterior à lesão de Cássio, perdeu chance de virar titular, mas é a principal opção como reserva. Em 2013, já realizou 14 partidas e levou dez gols.
Julio Cesar – Titular do Brasileirão de 2011, perdeu espaço e quase foi emprestado ao Vasco, o qual chegou a chamar de ‘?meu novo clube’? pela internet. Ficou no Timão, mas jogou só cinco vezes no ano.
Matheus Vidotto – Surpresa em uma convocação da Seleção para amistoso contra a Bolívia, em abril deste ano, o jovem tem sido preservado pela comissão técnica e ainda nem estreou.
Com a palavra…
Mauri Lima, preparador de goleiro do Timão, em depoimento ao LANCE!
Eu já tinha visto alguns jogos dele. Pela idade e pelo desempenho no Paulista pelo Barbarense, pensamos que seria interessante trazê-lo e houve a nossa indicação. Trabalhamos, fizemos uma cobrança interna em cima de algumas coisas que deveriam ser melhoradas, condicionamos ele no dia a dia e seu crescimento foi comprovado por todos.
Estava definido que o Danilo (Fernandes) seria o reserva imediato do Cássio, mas o Walter teve a chance em Itu, foi bem ao entrar num momento difícil e eu dei a opinião que ele deveria continuar. O Tite, que é o treinador, colocou também algumas coisas que pensava e decidiu pela manutenção.
Walter é bom menino, tem cabeça boa, tem tranquilidade e sabe o que significa ser um profissional de um clube do tamanho do Corinthians. Tendência é de crescer ainda mais com essa oportunidade.
Fonte: Lancenet