![]() |
Betão marcou gol histórico contra o SPFC no Brasileiro de 2007 / Foto: Agência Corinthians |
Ebert Willian Amâncio, o Betão, foi criado no famoso terrão do Corinthians e fez história pelo clube em momentos bons e ruins. Zagueiro alvinegro no Brasileiro de 2007, o defensor marcou um gol histórico naquela edição da competição, mas viria a ser rebaixado com o Timão no final do ano.
Betão surgiu no profissional do Corinthians em 2001 e conquistou quatro títulos: Rio São-Paulo (2002), Copa do Brasil (2002), Paulista (2003) e Brasileiro (2005). Com a camisa alvinegra o defensor jogou 219 jogos e marcou quatro gols, um deles no clássico contra o São Paulo, no Brasileiro de 2007, quebrando um tabu diante do rival do Morumbi que perdurava mais de quatro anos.
Naquele sete de outubro de 2007, o Corinthians visitava o São Paulo, no Morumbi, e com uma equipe infinitamente inferior bateu o time que viria a ser campeão Brasileiro daquela edição. Betão marcou o único gol do confronto, chorou na comemoração e ficou marcado eternamente na memória dos torcedores. O Time do Povo ficou 13 jogos sem vitórias (oito derrotas e cinco empates, até Betão finalmente acabar com a maldição.(relembre gol abaixo)
“Eu confesso que o São Paulo estava engasgado na minha garganta. Agora desceu. Há quatro anos eles são os melhores do Brasil, e nós não conseguíamos vencê-los. Hoje foi diferente”, disse Betão na época.
Após deixar o Corinthians, em 2007, Betão se transferiu ao Santos, onde jogou 16 vezes e marcou dois gols. Ainda em 2008 ele seria reforço do Dínamo de Kiev-UCR. Em continente europeu, o zagueiro jogou 169 jogos e marcou um gol entre 2008 e 2015. Em 2013, porém, Betão esteve emprestado ao Évian-FRA, onde marcou quatro gols em 21 jogos, e Ponte Preta, onde atuou em apenas dez oportunidades. O ex-zagueiro corintiano está no Avaí desde 2016, clube pelo qual já defendeu as cores em 186 jogos.
CADÊ ELE?
JORGE HENRIQUE
CACHITO RAMÍREZ
ELTINHO
FELIPE
HERRERA
ACOSTA
ZIZAO
LULINHA
MARTÍNEZ
BETÃO
NOS AJUDE A ALCANÇAR 1 MILHÃO DE FÃS NO FACEBOOK. CLIQUE EM CURTIR!