O levantamento do portal É o Time do Povo traz lista com os cinco gols mais históricos do Corinthians na Copa do Brasil. Veja a seguir os momentos mais marcantes da trajetória do alvinegro paulista no torneio nacional.
Neste artigo, relembre os gols mais icônicos do Timão em uma das maiores competições do país. Menções honrosas aos gols de André Santos contra o Goiás em 2008 e de Renato Augusto contra o São Paulo em 2023, que ficaram de fora do top 5 abaixo.
SIGA O TIME DO POVO NO CANAL DO WHATSAPP
Notícias do Corinthians direto no seu WhatsApp em tempo real.
Entrar no Canal
O Corinthians tem três títulos conquistados, além de quatro vice-campeonatos. Cruzeiro (6), Flamengo (5), Grêmio (5) e Palmeiras (4) são os únicos com mais títulos de Copa do Brasil do que o Corinthians.
Confira os cinco gols mais históricos do Corinthians na Copa do Brasil
1 – Marcelinho contra o Grêmio em 1995
O gol do primeiro título do Timão abre a lista. Marcelinho já havia brilhado na ida da final contra o Grêmio em 1995, autor de um dos gols da vitória em casa por 2 a 1. Na decisão, em Porto Alegre, brilhou a estrela do craque novamente na vitória por 1 a 0 do Coringão.
Em contra-ataque do Corinthians, Marques faz boa jogada e toca para Viola finalizar dentro da área, mas é desarmado na hora do chute. A bola sobra para Marcelinho livre empurrar para o gol e garantir a taça.
2 – Deivid contra o Brasiliense em 2002
Um anos após perder a final para o Grêmio, o Corinthians voltava à decisão da Copa do Brasil na edição de 2002. Com direito a semifinal eliminando o São Paulo, o Todo Poderoso enfrentou o Brasiliense na decisão. E novamente um mesmo jogador marcaria nas duas partidas valendo o título.
O atacante Deivid marcou os dois gols no 2 a 1 vencido em casa na ida. Na volta, porém, o Coringão saiu perdendo, o que ligou o sinal de alerta do torcedor. Mas novamente ele, após cruzamento de esquerda com açúcar de Leandro, Deivid empatou de cabeça e garantiu o segundo título da competição para o Corinthians.
3 – Ronaldo contra o Inter em 2009
O terceiro título do Timão na competição começou a ser conquistado na vitória por 2 a 0 em São Paulo no jogo de ida. Na volta, o Todo Poderoso abriu 2 a 0 de novo, sofreu o empate no fim do jogo, e ficou com a taça em pleno Beira-Rio.
Jorge Henrique marcou um gol em cada jogo e André Santos o segundo do jogo de volta, mas o gol que ficou na memória do torcedor é de Ronaldo Fenômeno ampliando a vantagem na ida ao fazer 2 a 0 e levar a Fiel à loucura. Elias foi sagaz e cobrou falta rápida lançando o craque em velocidade. Ronaldo não decepcionou, ganhou na corrida, cortou o zagueiro com a direita para bater rasteiro de esquerda e ampliar.
4 – Roger Guedes contra o Atlético Mineiro em 2023
Um gol que figura na lista pela beleza e dificuldade e por ser considerado um dos mais belos da Neo Química Arena. Nas oitavas de final da edição de 2023, o Corinthians vinha de derrota fora por 2 a 0 para o Atlético Mineiro de Hulk e Paulinho. Poucos acreditavam na classificação do Timão, que aconteceu nos pênaltis.
Matheus Bidu fez o primeiro gol e o segundo foi uma pintura de Roger Guedes. Em cobrança de lateral rápida, o atacante recebeu a bola no lado esquerdo do campo e fez chover. Roger arrancou dando um drible da vaca em um adversário, esticando a bola até quase na linha de fundo. Ganhou na velocidade e no drible de outro defensor e conseguiu cortar em direção do gol, finalizando com toque sutil na saída do goleiro.
5 – Matheus Bidu contra o Palmeiras em 2025
Nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2025, Corinthians e Palmeiras se enfrentaram. Foi o primeiro confronto dos dois na competição, com o time rival sendo considerado favorito absoluto do duelo. Em campo, não foi bem assim. Após empate sem gols em Itaquera, o Timão sapecou 2 a 0 na casa do Palmeiras.
Com um a mais após expulsão do rival o Coringão tomou conta do jogo no Allianz Parque. Em cobrança de escanteio venenosa de Garro, após toque de cabeça para o meio da área, Matheus Bidu protege com o corpo e deixa ela chegar no seu pé direito para chutar alto pro fundo do gol. O 1 a 0 no fim do primeiro tempo com um a mais sacramentou a classificação, que veio com o 2 a 0 em gol de Gustavo Henrique de cabeça.
Bônus – Pedrinho contra o Flamengo em 2018
Vale citar ainda o gol do meia Pedrinho que colocou o Corinthians na final da Copa do Brasil de 2018. Após empate na ida no Maracanã contra o Flamengo, o Timão precisava vencer para avançar. O time carioca tinha Lucas Paquetá e Éverton Ribeiro, enquanto o Todo Poderoso tinha uma equipe modesta comandada por Carille, que jogava sem centroavante, com dois pontas abertos e dois meias.
Danilo Avelar marcou para o Timão, mas Henrique, contra, igualou o placar. No meio do segundo tempo, a cria do terrão Pedrinho, que entrou no segundo tempo, marcou o gol da vitória. O meia recebe bola no meio, tira de um zagueiro e chuta de fora da área rasteiro no canto, surpreendendo o goleiro e garantindo a vaga.









