Pela Libertadores, aproveitamento do Corinthians no Pacaembu é de quase 90% |
A frase acima é de Tite e foi dita ainda na Bombonera, após a derrota do Corinthians no jogo de ida. O treinador respondeu dessa maneira a um questionamento sobre a dificuldade de se jogar no mítido e tão falado estádio do Boca Juniors. Essa confiança do comandante do Timão não é exagero…
Se jogar na Bombonera é difícil, dá para garantir o mesmo para qualquer adversário que enfrenta o Corinthians no Pacaembu na Copa Libertadores. Na frieza dos números, até pior. O retrospecto mostra que, apesar da diferença de títulos (seis contra um), o aproveitamento de pontos dos brasileiros no estádio onde a Fiel se sente mais à vontade é superior àquele dos xeneises em sua ‘cancha’.
De 1977 – ano da primeira participação alvinegra na competição sul-americana – até o momento, foram 35 jogos disputados diante da Fiel no palco do confronto desta noite, com 29 vitórias, três empates e apenas três derrrotas. Números que dão um aproveitamento de pontos de nada menos do que 86,53%.
Já o Boca, que disputa a Libertadores desde o início da década de 60, conquistou 78,24% dos pontos disputados na Bombonera. Foram 78 vitórias, 22 empates e 11 derrotas pela tradicional competição sul-americana. Mais história e mais participações, sem dúvida, mas com menos aproveitamento.
Em termos de gols, algo que o Corinthians necessitará nesta noite, os adversários são mais ‘sacolados’ pelo Corinthians no Pacaembu do que pelos argentinos em seu estádio. Com 92 gols em 35 jogos, o Timão tem uma média de quase três gols (2,62/jogo) – equipe de Tite precisará de dois de diferença para se classificar. Já o Boca, com 214 bolas na rede em 111 jogos na Bombonera, possui uma média de menos dois por jogo (1,92). O último marcado em sua ‘cancha’ foi o de Blandi, que deu a vantagem diante do Timão no Brasil…
Confiança à parte, Tite sabe que o ambiente do Pacaembu poderá sofrer alterações devido à necessidade de vitória, já que sua equipe sagrou-se campeã da Libertadores do ano sem perder um único jogo de ida nos quatro mata-matas. E, por isso mesmo, se adiantou e pediu que os cerca de 37 mil torcedores que estarão no estádio lembrem-se de que será importante ter paciência durante os 90 minutos.
– Torcedor do Corinthians, por favor, apoie a gente. Não é xingando o adversário ou a arbitragem, mas incentivando os nossos atletas, coisa que os corintianos sabem fazer. Sinto confiança por parte da nossa torcida pelas conquistas que tivemos, mas também uma exigência maior, que não havia no ano passado – afirmou o comandante do Timão, que tornou-se um dos ídolos da torcida após as conquistas dos últimos anos.
Fonte: lancenet