Início » António Oliveira » António se escora em ‘ferramenta de estatística’ em fala contraditória após derrota

António se escora em ‘ferramenta de estatística’ em fala contraditória após derrota

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

O técnico António Oliveira concedeu entrevista coletiva após a derrota do Corinthians diante do Flamengo e utilizou números para rebater as críticas sobre o futebol apresentado pelo Corinthians.

Como revelado pelo UOL, o treinador utiliza a tecnologia expected goals (gols esperados na tradução), a ferramenta conhecida com xG no mundo do futebol.

SIGA O TIME DO POVO NO CANAL DO WHATSAPP

Notícias do Corinthians direto no seu WhatsApp em tempo real.

WhatsApp Entrar no Canal

Embora tenha finalizado apenas três vezes no gol do Flamengo, o comandante afirma que faltou apenas eficácia para o Corinthians. Era esperado 1,85 gol para o Timão no embate, de acordo com o Sofascore.

“Tem a ver com eficácia. Temos que trazer números. Expectativa de gol quase dois, no último jogo dois e pouco (contra o Fortaleza). É eficácia. Se não faz gol em frente ao gol é eficácia, não criação. Contra o Nacional não tivemos expectativa alta e fizemos dois gols. Não é Playstation ou Football Manager, se não todos seriam treinadores. Entendo as perguntas e eficácia é o que mais resume a situação. Contra esse tipo de equipe quem não mata acaba por morrer”, declarou o treinador.

A ferramenta xG também é utilizada pelos clubes para eventuais contratações. Talvez por isso vejamos tantas aquisições equivocadas no futebol brasileiro, num cenário onde parece que se esqueceu sobre o imponderável, surpresas e a fome de um atleta que pode não estar entre os mais visados pela inteligência artificial.

No futebol quando os resultados não aparecem dentro de campo, começam as desculpas utilizando tecnologias e ferramentas estatísticas. Tática manjada. O Corinthians joga mal e não convence o torcedor.