O especial de hoje do É o Time do Povo de hoje traz o retrospecto completo do confronto entre Corinthians e Flamengo na história do clássico inter-regional.
O Corinthians enfrenta o time rubro-negro neste domingo (28), às 20h30, na Neo Química Arena, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025 em busca de se recuperar na competição nacional após derrota para o lanterna Sport.
No artigo abaixo, confira números de partidas, vitórias e derrotas, gols marcados e sofridos, além do retrospecto do Corinthians contra o Flamengo no recorte recente e nas disputas de mata-mata.
O portal É o Time do Povo também traz jogos históricos entre as equipes, os principais artilheiros do Timão contra o clube do Rio de Janeiro e os atletas que jogaram nas duas equipes.
Os números de Corinthians x Flamengo
São 124 jogos oficiais entre Corinthians e Flamengo, com 54 triunfos do time carioca, 45 vitórias do Timão e 25 empates. O Corinthians marcou 160 gols e sofreu 184 tentos no confronto.
O Time do Povo venceu no primeiro duelo da história: 2 a 1 em amistoso disputado em 1918. A maior goleada do Timão em casa é o 6 a 0 pelo Torneio Rio-São Paulo de 1953, que o Corinthians acabou campeão.
Já a maior vitória como visitante do alvinegro paulista são duas vitórias sonoras por 3 a 0 pouco após a conquista da Libertadores, pelo Brasileiro de 2012, e o mesmo placar no Brasileiro de 2015, na campanha do hexa. Dois momentos que ressaltam épocas de domínio do Timão sobre o adversário.
Retrospecto recente entre Corinthians e Flamengo
No recorte dos últimos dez jogos, são quatro vitórias do Flamengo, quatro empates e dois triunfos do Corinthians, válidos por Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
No último encontro do confronto, o clube do Rio venceu por 4 a 0 no Maracanã. A partida mais recente em Itaquera teve vitória corinthiana, por 2 a 1. O Timão não perde em casa para o Flamengo desde 2022.
Os mata-matas entre Corinthians e Flamengo
Corinthians e Flamengo se enfrentaram dez vezes em jogos mata-mata, com três classificações para o Todo Poderoso. Destas dez disputas, apenas duas decidiram títulos, com empate: uma conquista para cada lado. O Coringão foi campeão da Supercopa do Brasil de 1991, com vitória por 1 a 0 no Morumbi e gol de Neto.
A outra decisão foi pela Copa do Brasil de 2022, em que os comandados por Vitor Pereira buscaram empate em pleno Maracanã, mas o Flamengo venceu nos pênaltis.
O Corinthians eliminou o clube rubro-negro nas quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1984. Enfrentando o atual campeão e o time lendário de Zico, o Todo Poderoso viva os tempos de Democracia Corinthiana de Sócrates e Casagrande. Derrotado na ida fora por 2 a 0, o Timão reverteu na volta: 4 a 1!
Depois, em 2018, as equipes decidiram vaga na final da Copa do Brasil. Após empate sem gols no Maracanã, Pedrinho fez o gol da classificação em vitória por 2 a 1 na Neo Química Arena.
Vitória decisiva no Brasileiro de 2011
Outro jogo marcante que não foi de mata-mata, mas foi um marco na campanha do título foi vitória de virada por 2 a 1 no Pacaembu pela 22ª rodada do Brasileiro na conquista do penta em 2011. Partida difícil, disputada, e com Liédson caçado em campo pela zaga do Flamengo, marcando os dois gols do triunfo.
Jogadores do Corinthians que mais marcaram contra o Flamengo
O atacante Cláudio, das décadas de 40 e 50 e maior artilheiro da história do Timão, é também quem mais balançou as redes contra o Flamengo pelo Corinthians, com 13 gols. O meia Tales, que jogou nos anos 60, é o segundo, com 7 gols anotados. O ídolo Neto é o terceiro, com 5 gols feitos em cima do rubro-negro.
Outros cinco jogadores marcaram 4 tentos sobre o Flamengo: Neco, meia das década de 10 e 20; Goiano, zagueiro que atou na década de 50; o atacante Vaguinho, da década de 70; e os atacantes Luizão e Liédson.
Os jogadores que atuaram no Corinthians e no Flamengo na história
Goleiros: Gilmar, Hugo Duarte, Felipe e Hugo Souza
Laterais: Branco, Roger Guerreiro, André Santos, Alessandro, Ramon Menezes e Matheuzinho
Zagueiros: Domingos da Guia, Luis Carlos Gálter, Rondinelli, Gamarra, Fábio Luciano, Chicão, Wallace, Pablo e Gustavo Henrique
Meias: Almir Pernambuquinho, Manoelzinho, Sócrates, Paulo Cezar Caju, Souza, Marcelinho, Vampeta, Renato Abreu, Roger, Maldonado, Ibson, Cristian, Willian Arão, Elias, Éverton Ribeiro, Renato Augusto
Atacantes: Garrincha, Casagrande, João Paulo, Edmundo, Gil, Paulo Nunes, Edílson, Luizão, Fernando Baiano, Liédson, Souza, Adriano, Vágner Love, Emerson Sheik, Paolo Guerrero, Carlinhos e Vitinho