Para a Fiel, tão natural quanto chegar em casa após um longo dia de trabalho e rever quem você gosta é a sensação de pisar no estádio do Pacaembu e acompanhar uma partida do Corinthians. Neste sábado (27), o tradicional palco esportivo de São Paulo, que assimilou grande relação afetiva com o clube ao longo de sua história, completa 73 anos de sua inauguração. Relembre um pouco desta trajetória neste especial preparado em parceria com a Placar.
A inspiração para a construção veio na década de 20, a partir do sonho de figuras públicas, esportistas e modernistas como Mário de Andrade. Em 1926, a CIA CITY doa o terreno de 50 mil metros quadrados ao Estado, que repassa a Prefeitura. Dez anos depois surge a ideia do prefeito Fábio da Silva Prado de dar início às obras do complexo esportivo existente até hoje.
No dia seguinte a inauguração, quatro clubes tiveram a honra de realizar uma rodada dupla. Na primeira partida, o Palestra Itália venceu por 6 a 2 o Coritiba. Na segunda, o Corinthians iniciava sua trajetória com vitória sobre o Atlético-MG, por 4 a 2. Em 1941 viria o primeiro título alvinegro no estádio, no Paulistão, com o trio Jango, Brandão e Dino.
Alguns recordes do Pacaembu acompanharam o Timão à medida que a relação entre os dois se estreitou. Em 1942, a Fiel já demonstrava sua força ao protagonizar o maior público da história do estádio em um clássico contra o São Paulo. Apesar do empate em 3 a 3, 71 281 torcedores proporcionaram uma festa inesquecível. O Corinthians também é a equipe que mais jogou no estádio.
Historicamente, o Pacaembu não trouxe apenas alegrias à Fiel, e é neste ponto que a relação se tornou mais forte. O torcedor corinthiano se sente em casa, seja para aliviar a tensão de um dia de trabalho ou se divertir com a família num domingo de sol. Ali, naquele local, as marcas de cada alvinegro ficam impressas.
Momentos únicos como os proporcionados por Rivelino, Neto e Marcelinho Carioca se eternizaram na memória da Fiel. Recentemente, os momentos vividos no Pacaembu se enquadram bem ao que o Timão viveu nos últimos 73 anos. No mesmo palco em que voltou à Série A, em 2008, Ronaldo mostrou à Fiel que o Coringão havia voltado e conquistou a Copa do Brasil e o Paulista de 2009.
Ronaldo comemorando seu primeiro título no Timão, o Campeonato Paulista de 2009.
Faltava ao Corinthians ainda um título de expressão nacional, que veio em 2011. O pentacampeonato brasileiro abria as portas para um ano incrível. A menos de dois anos para a inauguração da Arena Corinthians, em julho de 2012, o Timão vencia a sua primeira Libertadores, de forma invicta, contra o Boca Juniors. Depois no Japão, a Fiel vibrou com o Bi Mundial de Clubes. Quando dezembro de 2013 chegar, o Corinthians e a sua torcida terão a sua nova casa inaugurada, mas até lá, sete longos e prazerosos meses serão aproveitados, jogo a jogo, emoção a emoção. O Pacaembu já deixa saudades.
Os 23 títulos conquistados pelo Corinthians no estádio do Pacaembu
1941 – Torneio Início
1942 – Taça Cidade de São Paulo e Troféu Quinela de Ouro
1943 – Taça Cidade de São Paulo
1944 – Torneio Início
1947 – Taça Cidade de São Paulo
1948 – Taça Cidade de São Paulo
1950 – Torneio Rio-São Paulo
1951 – Campeonato Paulista
1952 – Taça Cidade de São Paulo
1953 – Torneio das Missões (Taça Tibiriçá) e Taça Prefeitura Municipal de São Paulo
1954 – Torneio Rio-São Paulo, Torneio Internacional Charles Muller e Campeonato Paulista
1955 – Torneio Internacional Charles Muller e Torneio Início