O Sport Club Corinthians Paulista apresentou na última terça-feira (14), pelo quinto ano consecutivo, seu relatório de sustentabilidade. O time foi o primeiro no mundo a utilizar as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative), organização internacional, que tem o intuito de desenvolver um padrão para empresas e organizações divulgarem informações econômicas, sociais e ambientais sobre a sua gestão. O documento evidenciou o desempenho do clube que fechou 2012 com faturamento de R$ 358,5 milhões, 23% superior a 2011. Sendo R$ 324,7 milhões gerados sem a transferência de atletas.
Corinthians divulga relatório de sustentabilidade com arrecadação recorde em 2012
“Nosso clube saiu na frente fazendo um relatório símbolo de transparência. A base para uma gestão sustentável é a dimensão econômica. Sem ela, não há futuro. Trabalhamos nestes últimos anos fortalecendo a gestão financeira, sem descuidar da dimensão social, exemplificada no fortalecimento do relacionamento com os nossos públicos, principalmente com a torcida. Esperamos servir de exemplo para outros times prestarem contas à sociedade”, ressaltou o diretor de finanças do Corinthians, Raul Corrêa da Silva.
O relatório – com versões em português, inglês e espanhol – foi realizado pela Report Sustentabilidade, empresa especializada em inserir a sustentabilidade na gestão, com auditoria dos dados econômico-financeiros pela Grant Thornton Auditores Independentes e a transparência verificada pela PricewaterhouseCoopers. “A diretoria, capitaneada pelo presidente do clube, Mário Gobbi Fillho, fez questão dos melhores especialistas para atestarem a qualidade da apresentação de nossa governança, investimentos e ativos, atividades esportivas, preocupação com meio ambiente e informações financeiras”, disse Raul Corrêa da Silva.
Com relação às obras da Arena Corinthians – que contará com reaproveitamento de água e economia de energia, por meio de um painel fotovoltaico capaz de gerar energia elétrica a partir da luz do sol – mais de 75% das obras totais já estão concluídas. O legado deixado pela Arena vai além do ambiental. O empreendimento tem trazido grandes benefícios para a Zona Leste, como obras de infraestrutura urbana e geração de empregos. O local terá capacidade para 48 mil pessoas e a foi orçado em R$ 820 milhões. Desse total, R$ 400 milhões serão arcados pelo clube, o qual terá um prazo de dez anos para liquidar o valor e o restante virá de incentivos fiscais. O relatório mostra também que a Arena vai gerar receitas na casa de R$ 600 milhões por ano, com bilheteria, merchandising, patrocínio, aluguel de camarotes, venda de produtos licenciados dentre outras fontes de renda.
Em relação à valorização da marca, o Corinthians aumenta no mundo todo. Em 2012 apresentou um crescimento de 15,9% em relação a 2011, atingindo R$ 1,005 bilhão. Crescimento esse diretamente ligado ao incremento de todas as fontes, especialmente com direitos de transmissão, patrocínio, bilheteria, premiações, negociação de atletas, Clube Social e esporte amador.
O “Timão”, como é mais conhecido pelos torcedores, reforçou em 2012 seu compromisso e responsabilidade com o público admirador, realizando projetos de responsabilidade social como:
– Educação
· Chute Inicial: Rede de escolas licenciadas pelo clube que tem a finalidade de aplicar a metodologia do esporte ao maior número de crianças e adolescentes, oferecendo também bolsas aos de maior vulnerabilidade social. Conta com 104 unidades e mais de 18 mil alunos matriculados, e em 2012 faturou R$ 1,57 milhão, bem acima do R$ 1,24 milhão do faturamento registrado em 2011;
· Time do Povo: Atuando desde 2010, recebe crianças de 5 a 12 anos para um dia de atividades recreativas especiais, com visita à Sede Social do clube e ao CT Joaquim Grava, com o intuito de conhecerem a rotina dos jogadores e alguns jogos. Em 2012 recebeu 2.738 crianças e adolescentes, o que representou um aumento de 70% em comparação com o atendimento de 2011, quando atendeu um total de 1.599 menores.
– Saúde
· Nasci Fiel: O projeto em parceria com o Ministério da Saúde tem o intuito de beneficiar famílias carentes, com o fornecimento/doação de kits de produtos essenciais selecionados para recém-nascidos em maternidades públicas. No Hospital Santa Marcelina, localizado na Zona Leste de São Paulo, o apoio é no fornecimento mensal de mil fraldas;
· Sangue Corinthiano: O clube promove uma campanha com o propósito de promover o “Dia de Corinthiano Doar Sangue”, com o intuito de conscientizar os torcedores sobre a importância da doação de sangue. A ação chegou a sua décima edição em 2012, com 21.097 mil doadores em todo o Brasil, o que representa o salvamento de 84.388 mil vidas, só em 2012 foram 5.212 doadores que prestaram solidariedade a 20.848 indivíduos.
A campanha também divulga a importância e necessidade de doação de medula. Os torcedores são incentivados a realizarem a inscrição e teste sanguíneo para o Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).
· Campanha Doe Um Gol – Fundação Abrinq: Lançada em 2012, a campanha tem o propósito de conscientizar as gestantes sobre a importância da realização do exame pré-natal. Diante disso, os jogadores do time posam para fotos com uma bola embaixo da camisa simulando uma gravidez;
· Criança Esperança: O clube apoia a campanha e colabora com a divulgação do logotipo como patrocínio. Nos dois anos de participação, o Corinthians também realizou doações em dinheiro num total de R$ 40 mil. As crianças atendidas pela campanha também puderam conhecer o CT Joaquim Grava, ganharam autógrafos e tiraram fotos com os jogadores;
· Teleton: O Timão participou pelo 3º ano consecutivo da maratona televisiva organizada pelo SBT, com o objetivo de receber doações para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). As crianças atendidas pela entidade puderam conhecer os jogadores, visitaram a Sede Social do clube, o CT, o memorial e ainda receberam kits de brinquedos. O Corinthians doou um total de R$ 288.340,94 à AACD;
· Apoio ao paradesporto: O time promove a prática de esportes entre crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual, assistidos pela entidade paradesportiva JR Ferraz. Oferece ainda uniformes, material esportivo e espaços para treinamentos e competições.
Além destes projetos em atividade, o Corinthians divulgou em jogos, diversas campanhas de responsabilidade social de instituições com trabalho reconhecido pela sociedade. O incentivo à leitura também está presente, por meio de campanhas para doação de livros de torcedores e editoras parceiras. Na sede do clube também é possível ter acesso a espetáculos de teatro, música e dança com preços acessíveis, bem como oficinas teatrais e shows musicais.