Estevam Pereira e Raul Corrêa da Silva, diretor de finanças do Corinthians (Foto: Rodrigo Faber) |
Corinthians divulgou nesta segunda-feira, pelo quinto ano consecutivo, seu relatório de sustentabilidade. Com informações econômicas, sociais e ambientais detalhadas sobre a atual gestão do clube, o relatório exalta a transparência do Timão com suas contas e relembra o faturamento de R$ 358,5 milhões alcançado em 2012 – cerca de 23% superior ao ano anterior – tendo sido a maior parte gerada sem a transferência de atletas.
O relatório conta com versões em português, inglês e espanhol, e dá atenção inclusive ao legado ambiental que será deixado pela Arena Corinthians. Orçado em R$ 820 milhões, o estádio terá R$ 400 milhões pagos pelo clube, e o restante ficará a cargo de incentivos fiscais. O Timão também lembra os projetos sociais capitaneados pelo clube, como a Escolinha Chute Inicial, o Projeto Time do Povo e a campanha de doação Sangue Corinthiano.
A ideia de divulgar os gastos e ganhos do Corinthians surgiu justamente em uma das piores fases atravessadas pelo clube, logo após a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro, no fim de 2007. De acordo com Raul Corrêa da Silva, diretor de finanças do Timão, o relatório de baseia em alguns pilares: ‘Respeito à identidade, cultura, diferenças, tradições, valores da nação, envolvimento da torcida com o time e com o clube’.
– Na negociação com o Escudero (lateral comprado do Argentinos Juniors), os argentinos queriam garantias extras. Estava fresco na cabeça deles aquele Corinthians utilizado pela MSI para fazer lavagem de dinheiro. A diretoria estava fazendo uma limpeza nas estruturas do clube e o mercado não sabia disso. O mercado precisava ser comunicado de maneira impactante – exemplificou Estevam Pereira, um dos responsáveis pelo relatório.
Um dos principais objetivos, além do mercadológico, é aumentar a interação entre a alta cúpula do clube e todos os torcedores do Corinthians, espalhados não só pelo Brasil, mas pelo mundo. No ano passado, por exemplo, foram impressas versões em línguas orientais. A diretoria tem como objetivo fazer com que nenhum corintiano se sinta alheio à realidade do clube, independentemente da intensidade de sua relação com ele.
– No ano passado fizemos em mandarim e japonês. Levamos para o Mundial em via eletrônica e impressa. Jogamos na comunicação com a torcida, com transparência e prestação de contas. Os números do Corinthians estão na internet. Essa é a forma de nos comunicarmos com o público – disse Raul Corrêa da Silva.
Atualmente, o Corinthians conta com a marca mais valiosa do futebol brasileiro, tendo sido o único a ultrapassar a barreira dos bilhões neste quesito. De acordo com estudo feito em 2013, a marca valeria R$ 1.108,2 milhões. A análise atribui 50% da força do Corinthians à sua torcida, 19% ao mercado e 31% às receitas.
Fonte: Globo Esporte