David Luiz enfrentará seu ex-time Benfica na final da Liga Europa | Reuters |
Chelsea e Benfica fazem a final da Liga Europa no dia 15 de maio. Além de valer a taça, o jogo será ainda mais importante para um jogador: o zagueiro David Luiz. Ele foi para o Chelsea em 2011, vindo justamente do time português, pelo qual chegou a declarar que ama. Além disso, será a segunda vez que o camisa 4 enfrenta uma equipe ‘amada’. Em dezembro, o Chelsea perdeu a final do Mundial de Clubes para o Corinthians, o time para quem David Luiz torcia na infância e ainda tem certo afeto.
Mas como na decisão do ano passado a derrota por 1 a 0 deu o título para o time alvinegro, agora em mais uma final, contra o outro clube que tem grande afinidade, David Luiz terá que deixar a emoção de lado para que a história não seja a mesma do jogo contra o Corinthians.
O brasileiro ficou quatro anos no Benfica. Em Portugal, levantou o campeonato nacional de 2010, além da Taça da Liga do mesmo ano e de 2009. E, tempos depois da transferência para o Chelsea, ele escreveu uma carta aos torcedores dos Encarnados.
Na mensagem, David Luiz diz: ‘Aprendi a amar o Benfica, porque nesta caminhada vivi vitórias e derrotas, alegrias e tristezas. Sempre tive com quem partilhar todos os sentimentos, fosse dentro de campo ou fora dele, porque o Benfica entra no nosso coração e nunca mais sai. Por isso levei, levo e levarei sempre o Benfica no coração’.
Quase dois anos depois, foi a vez de o zagueiro confirmar a torcida pelo Corinthians. Em dezembro do ano passado, dias antes do Mundial de Clubes da Fifa, o jogador revelou a paixão pelo clube do Parque São Jorge quando criança e chegou até a dizer que aceita defender o time alvinegro depois da passagem pelo Chelsea. O contrato com os ingleses vai até 2017.
A ‘torcida’ pelo Corinthians ficou ainda mais evidente nesta semana. Na última quarta-feira, antes do duelo entre o clube brasileiro e o Boca Juniors pela Libertadores, David Luiz publicou no Facebook uma mensagem de apoio à equipe do técnico Tite:
‘Vai,CORINTHIANS,
Cachaça do torcedor,
Colorido em preto e branco,
Sem preconceito de cor.
Ah, CORINTHIANS,
Quando és o vencedor,
Pobre fica milionário
Rindo da própria dor
Tentar ficar acordado a madrugada toda pra assistir o jogo do TIMÃO…..VAI CORINTHIANSSS..’.
O carinho pelo time alvinegro é evidente, mas quem gosta do jogador são as torcidas de Benfica e Chelsea. Tanto em Portugal, quanto na Inglaterra, David Luiz já viu nas arquibancadas os torcedores com perucas em referência a sua famosa cabeleira, o que mostra o carinho dos fãs.
Agora na final, que acontece na Arena Amsterdã daqui a pouco menos de duas semanas, David Luiz coloca, mais uma vez, a razão e a emoção frente a frente para tentar vencer aquele que o lançou no futebol europeu.
Ramires também reencontra Benfica
David Luiz não é o único ex-jogador da equipe lisboeta que está no Chelsea. O volante Ramires também reencontrará a torcida portuguesa. O jogador ficou uma temporada no time português e se transferiu para o clube londrino em 2010.
Quem fez o caminho inverso na ponte Inglaterra-Portugal foi Nemanja Mati?. O sérvio teve passagem apagada pelo Chelsea de 2009 a 2011 e agora é uma das armas no meio-campo do Benfica.
Fonte: ESPN