Nacho Doce/Reuters
Neymar em ação na primeira partida da final
|
Após o Corinthians vencer a primeira partida da final do Campeonato Paulista, o Santos aposta suas fichas em uma boa atuação de Neymar para vencer a decisão na Vila Belmiro e conquistar o tetracampeonato estadual. No entanto, apesar de ser considerado o melhor jogador do futebol brasileiro nos últimos anos, o camisa 11 não costuma brilhar quando enfrenta o Corinthians. Em 18 partidas contra o arquirrival, o atacante marcou apenas quatro gols – o Santos conquistou seis vitórias, quatro empates e oito derrotas.
No primeiro ano como profissional, Neymar enfrentou o Corinthians cinco vezes. Em três delas, pelo Campeonato Paulista, o craque santista foi ofuscado pelas excelentes atuações de Ronaldo Fenômeno, principal estrela do clube do Parque São Jorge na conquista do estadual. Depois, no Campeonato Brasileiro, conquistou a primeira vitória contra o arquirrival e perdeu o jogo do segundo turno.
Em 2010, pela primeira fase do Campeonato Paulista, Neymar, enfim, marcou o primeiro gol no Corinthians durante a vitória de 2 a 1 do Santos. Ainda em 2010, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro, Neymar voltou a marcar, mas o clube da Vila Belmiro perdeu a partida. Já em 2011, na melhor atuação da carreira contra o Corinthians, Neymar anotou o gol no jogo de volta da final do Paulistão, disputado justamente na Vila Belmiro, e foi determinante para a conquista do título.
Porém, nos duelos mais importantes que disputou contra o Corinthians, pela semifinal da Copa Libertadores de 2012, Neymar foi anulado pela marcação dos comandados de Tite. Na Vila Belmiro, ele viu Emerson Sheik marcar o gol da vitória. Depois, no Pacaembu, o camisa 11 balançou as redes, mas o empate por 1 a 1 classificou o Timão para a decisão.
O gol pela Libertadores, inclusive, foi o último de Neymar contra o Corinthians. Nesta temporada, o camisa 11 enfrentou o clube do Parque São Jorge duas vezes e passou em branco em ambas as partidas. Desejado por várias equipes do futebol europeu, o atacante pode disputar a última partida pelo Santos contra o Corinthians neste domingo.