No Brasil há quase dois anos, Clarence Seedorf já teve tempo suficiente para achar um argumento interessante a fim de explicar o sucesso da medicina esportiva no país. Para o holandês, o êxito e a evolução do tema no Brasil se deve ao excesso de jogos e é consequência do calendário mal elaborado pelas entidades que regem o esporte bretão nacional.
Em entrevista ao Sportv nesta quinta-feira, o meia do Botafogo foi questionado sobre os constantes problemas físicos sofridos pelo atacante Alexandre Pato, seu ex-companheiro de equipe, durante sua passagem pelo Milan e apresentou uma boa explicação para a recuperação clínica do atacante no Corinthians.
‘Uma coisa que eu já falei com o técnico da seleção holandesa, o (Louis) van Gaal, é que a medicina esportiva no Brasil é muito boa porque aqui os médicos são obrigados a recuperar o atleta, que não tem tempo para se tratar porque sofre muito com o calendário. Na Europa, o jogador tem um período disponível maior para a recuperação. Por isso a medicina não é tão boa como a daqui’, explicou Seedorf.
Sobre o caso de Alexandre Pato em si, o experiente jogador vê o ambiente de ‘volta para casa’ como fundamental para a recuperação física do atacante, que praticamente não entrou em campo em sua última temporada no Milan, no ano passado.
‘Com certeza, vindo para o Brasil, ele ganhou mais confiança. É um ambiente que ele conhece melhor, e é fundamental para um jogador se encontrar bem dentro de um clube. E isso não aconteceu no Milan, não sei falar os motivos, porque não estava lá, mas era claro que ele não estava bem’, afirmou, antes de seguir tentando explicar os motivos do insucesso de seu ex-companheiro na equipe italiana.
‘É claro que, para um jogador como o Pato, que cresceu no Brasil, é mais fácil de ele ter os problemas na Europa. Os problemas dele começaram nos últimos anos, não era só físico, mas também de ambiente, de adaptação. Isso, a confiança, é muito importante para um jogador. Ele não tinha e aí virou um problema que não tinha como resolver’, encerrou.
Clarence Seedorf e Alexandre Pato atuaram juntos no Milan por seis temporadas (2007 a 2013). Neste período, conquistaram apenas o Campeonato Italiano e a Supercopa da Itália, em 2011, ano em que o brasileiro apresentou o seu melhor desempenho na Itália. A passagem do atacante do Corinthians pelo time de San Siro, entretanto, ficou marcado pelas suas constantes lesões e inúmeras ausências na equipe titular.
Fonte: ESPN