Corinthians e Grêmio ficaram no zero no jogo de ida no Pacaembu (Foto: Ari Ferreira/ LANCE!Press) |
O calendário brasileiro fez com que Corinthians e Grêmio decidissem uma das vagas na semifinal da Copa do Brasil por meio de um mata-mata diferente do que se está acostumado na América do Sul. A primeira partida foi disputada no último dia 25 de setembro e a volta, nesta quarta-feira, na Arena, acontecerá nada menos do que 28 dias depois daquele empate sem gols no Pacaembu.
Uma situação que faz as equipes de Tite e Renato Gaúcho chegarem em situações bastante distintas. Em relação ao primeiro duelo, é possível que o Timão chega num momento de maior tranquilidade após a vitória sobre o Criciúma, já que estava há seis jogos sem triunfo antes daquele jogo de ida. Os gaúchos, que não tinham vencido os três últimos jogos antes de pegar o Corinthians, chegam com três partidas de invencibilidade. Ou seja, parecidos.
Nas equipes titulares de Timão e Tricolor gaúcho, porém, uma desigualdade que impressiona. Enquanto Renato Gaúcho deve levar a campo os mesmos 11 jogadores que iniciaram no Pacaembu, Tite terá apenas quatro jogadores nessas condições: Gil, Paulo André, Ralf e Douglas. Em todas as outras posições, há mudanças. Seja por problema médico, como Guerrero e Cássio, ou por retorno ao batente após liberação dos médicos, como Fábio Santos e Renato Augusto.
Em relação ao desempenho no Campeonato Brasileiro, mais um abismo. Enquanto o Grêmio melhorou em quase tudo na competição nacional, o Corinthians piorou em vários números comparados com aquele pré-jogo do Pacaembu. Veja abaixo algumas das diferenças entre as duas equipes em comparação com o confronto do dia 25 de setembro:
ANTES DO 1º JOGO / ANTES DO 2º JOGO (MOMENTO ATUAL) – GRÊMIO
Escalação: Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Riveros; Vargas, Kleber e Barcos. Técnico: Renato Gaúcho.
Escalação: Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Riveros; Vargas, Kleber e Barcos. Técnico: Renato Gaúcho.
Posição no Brasileirão: 4º lugar
Posição no Brasileirão: 2º lugar
Diferença para o líder Cruzeiro: 11 pontos
Diferença para o líder Cruzeiro: 9 pontos
Sequência: três jogos sem vencer (1D e 2E)
Sequência: três jogos sem perder (1V e 2E)
Diferença para o Corinthians: 8 pontos na frente
Diferença para o Corinthians: 13 pontos na frente
Aproveitamento no Brasileirão: 56,5%
Aproveitamento no Brasileirão: 58,9%
Média de gols pró: 1,26
Média de gols pró: 1,23
Média de gols contra: 0,91
Média de gols contra: 0,86
—————————————————————-
ANTES DO 1º JOGO / ANTES DO 2º JOGO (MOMENTO ATUAL) – CORINTHIANS
Escalação: Cássio, Edenilson, Gil, Paulo André e Igor; Ralf e Maldonado; Danilo, Douglas e Emerson Sheik; Guerrero. Técnico: Tite.
Escalação: Walter; Alessandro, Gil, Paulo André e F. Santos; Ralf e Guilherme; Renato Augusto, Douglas e Romarinho; Pato. Técnico: Tite.
Posição no Brasileirão: 11º lugar
Posição no Brasileirão: 12º lugar
Diferença para o líder Cruzeiro: 19 pontos
Diferença para o líder Cruzeiro: 22 pontos
Sequência: seis jogos sem vencer (4D e 2E)
Sequência: um jogo sem perder (1V)
Diferença para o Grêmio: 8 pontos atrás
Diferença para o Grêmio: 13 pontos atrás
Aproveitamento no Brasileirão: 44,9%
Aproveitamento no Brasileirão: 44,4%
Média de gols pró: 0,86
Média de gols pró: 0,76
Média de gols contra: 0,56
Média de gols contra: 0,60
Fonte: Lancenet