CBF mantém Dunga e Tite fica aliviado: “Muito feliz no Corinthians”

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

Ainda não é uma certeza, mas Dunga e Gilmar Rinaldi devem permanecer no comando da comissão técnica da seleção brasileira para a disputa da Copa América, em junho. Pelo menos até lá, eles parecem estar seguros no cargo. Já para as Olimpíadas que acontecem em agosto, não se pode dizer o mesmo. Na tarde desta terça-feira, a dupla realizou uma reunião juntamente com a cúpula da CBF e recebeu algo que pode ser interpretado como um “voto de confiança” por um lado, e como “cartada final” por outro. O desempenho da competição continental que será realizada nos EUA vai ditar o futuro deles na seleção.

Outro nome de peso que aparece como opção para posto de técnico da seleção olímpica é o comandante Rogério Micaele, atual treinador da seleção Sub-20. Caso Dunga caia, Micaeli está entre os primeiros da lista. Por hora ele é cotado para assumir o cargo de auxiliar técnico de Dunga nos jogos Olímpicos. Pelo menos foi isso que Gilmar Rinaldi afirmou em entrevista ao canal “Fox Sports”, na noite desta segunda-feira. Porém, os planos da CBF para a competição internacional ainda não estão bem claros, e a definição concreta deve sair nas próximas semanas.

Na CBF, os jogos do Rio-2016 parecem ser prioridade. O Brasil nunca ganhou uma olimpíada nesta modalidade e a conquista do torneio levaria à uma medalha de ouro inédita. Hoje a seleção não anda muito bem na competição em que disputa. Nas eliminatórias para a copa de 2018, o Brasil ocupa apenas o sexto lugar – posição que o deixaria de fora da próxima copa. Assim, se o desempenho na Copa Amércia continuar ruim, o técnico Dunga corre risco de ser afastado do cargo.

(Foto: André Durão)

Essa notícia movimentou também o Corinthians, na medida em que o treinador Tite é outro nome de peso para assumir a seleção. Por isso a diretoria corintiana está na expectativa se a decisão da CBF vai comprometer o futuro do clube. No entanto, apesar da angustia dos dirigentes alvinegros, a maioria das pessoas próximas do Técnico Tite parecem estar confiantes em relação a sua continuidade como comandante do Timão. Boa parte deles acredita que Tite recusaria os convites vindos da seleção, já que ano passado ele já recusou dois.

Na noite desta terça-feira, o comandante alvinegro soube da reunião da CBF com Dunga e comemorou.

– Eu entendo vocês, é perfeita a situação, colocar tudo isso, vão me deixar aqui gaguejando. Estou muito feliz no Corinthians, fazendo o meu trabalho. Segue o meu trabalho, segue o trabalho deles na CBF. Eu quero o Corinthians, quero ficar focado, voltado ao meu trabalho, não dá para ficar pensando em dois trabalhos – ressaltou o comandante.