Quando assumiu a presidência do Corinthians, um dos desafios de Roberto de Andrade, além de quitar dívidas do clube era alavancar o departamento de marketing alvinegro. O naming rights ainda não foi concluído, mas alguns projetos tiveram exito.
Abaixo, o portal UOL listou alguns dos sucessos do marketing alvinegro. Confira:
Fiel Torcedor
O Corinthians desbancou o Internacional e assumiu a liderança no ranking de sócio torcedores. O clube alvinegro que até pouco tempo atrás era o terceiro colocado no ranking, atingiu a liderança com 145 mil sócios. A diretoria tem motivos para comemorar, porque atualmente o programa tem o dobro de sócios que estão com seus planos em dia.
Cadeiras do Estádio
Para esta temporada o clube conseguiu vender 77% das cadeiras destinadas à pessoas físicas. Cada uma, foi comercializada no preço médio de R$ 4 mil. Por outro lado, as cadeiras para as Pessoas Jurídicas e os camarotes ainda não embalaram nas vendas.
Konami
A empresa é a responsável pelo jogo de vídeo game Pro Evolution Soccer. Neste ano, acordo com a Konami aumentou 19 vezes em relação ao ano passado. Atualmente, o Corinthians recebe R$ 600 mil por ano. Para se aproximar dos torcedores a empresa realizou ações na Arena e no CT Joaquim Grava.
Nike
Em 2015, o Corinthians teve um dos melhores anos nas vendas de camisas. O clube não divulga o balanço oficial destas vendas, mas houve um aumento de 127% em relação ao ano de 2015 na venda de uniformes. O clube também conseguiu bater o ano de 2012, quando foi campeão da Libertadores e do Mundial.
Napster
A plataforma para compartilhamento de música fechou parceria com o Clube no ano passado que produziu conteúdo com a participação dos jogadores na Arena e no CT Joaquim Grava. Segundo a empresa, a movimentação de usuários aumentou 10 vezes nos primeiros dias da parceria.
Special Dog
Recém-chegada na Grande São Paulo, a empresa fechou parceria com o Corinthians e diz ter tido ótimos resultados. Com um contrato de pequeno prazo no ano de 2015, a marca fez pesquisas de campo e chegou ao resultado de que é a segunda mais lembrada pelos paulistanos no ramo. Com base na pesquisa, foi renovado um novo contrato para esta temporada e com um aumento de 100%, que poderá render mais de R$ 3 milhões ao alvinegro.
Winnerplay
Esta é uma ótima parceria para o Corinthians. No acordo com o site de apostas, o Corinthians conta com bônus em caso de bom desempenho da Winnerplay, interage com a marca e tem um contrato à longo prazo (3 anos). Estima-se que a parceria poderá render ao clube mais de R$ 20 milhões.
TIM
Desde 2010 em parceria com o Corinthians, a TIM renovou o contrato com um aumento de 40%. As expectativas corinthianas eram de que a empresa não iria fazer tal renovação, mas ambas as partes chegaram à um acordo e o logotipo da marca permanecerá estampado nos números dos jogadores alvinegros.
Produtos licenciados
Devido à uma nova estratégia, as vendas de produtos licenciados dobraram. Para isso, o departamento de marketing do Corinthians fechou uma parceria com a agência Proenter, que é especializada neste tipo de produtos e ficou responsável pelos materiais de menor receita. O marketing alvinegro ainda continua com os produtos de maior receita.
Com uma nova linguagem na rede social o clube conseguiu crescer bastante. Utilizando uma forma bem-humorada e com provocação aos rivais, o Twitter do Corinthians já soma os 16 milhões de seguidores. Uma ferramenta para arrecadar recursos via patrocinadores é uma das responsáveis por esse sucesso. Hoje, o perfil do Corinthians está no nível dos 12 maiores clubes da Europa.