De acordo com estudo feito pelo Ibope Repucom, divulgado pelo Máquina do Esporte, o Corinthians foi em 2015, o clube brasileiro com maior retorno de marca. No ano em que se sagrou hexacampeão, o Timão garantiu R$2,9 bilhões em retorno de mídia aos seus patrocinadores, sendo exposto por 686 horas na televisão.
Com os números atingidos, a equipe do Parque São Jorge superou o Flamengo, líder no quesito nas últimas duas temporadas. O Ibope Repucom não divulgou os dados de outras agremiações.
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Os valores impressionam. Com relação ao retorno de alta qualidade, que consiste em exibição por tempo superior a três segundos, o Corinthians gerou R$ 797 milhões, número bem maior que o da temporada anterior (R$ 601 milhões). Com a exposição das marcas no backdrops, os painéis digitais colocados atrás dos entrevistados, foram R$ 247 milhões de retorno, um valor superior ao assegurado com o patrocínio máster, no caso, a estampa da Caixa Econômica Federal, que gerou R$ 195 milhões.
No que tange as transmissões, a vantagem do Timão também é notável. 161 milhões de pessoas assistiram aos jogos do Corinthians durante a temporada. Ao todo, foram 68 partidas da equipe alvinegra transmitidas para o estado de São Paulo com sinal aberto, pelas emissoras Globo e Bandeirantes.
De acordo com o Ibope Repucom, dois fatores são os responsáveis pela vantagem do Corinthians: A valorização gerada pela conquista do Brasileirão 2015 e a representatividade que o estado de São Paulo tem na tabela comercial das emissoras. Ter a marca exposta em transmissões paulistas é mais caro que em transmissões cariocas.









