Uma fala do técnico corinthiano Vítor Pereira no livro “Descodificando o Treinador e o Jogo – do jogo pensando ao jogo jogado” produzido em Portugal, repercute neste sábado (14) entre os torcedores do Corinthians nas redes sociais.
O jornalista Luis Pinto Coelho publicou um trecho onde VP comenta sobre exercícios no futebol e como sua visão sobre a metodologia modificou durante a carreira.
“Quando num exercício não sai nada daquilo que pretendemos, a maior probabilidade é que o exercício não seja o correto. Que não seja o exercício certo para atingir o objetivo que pretendemos ou para estimular os comportamentos que pretendemos. Eu antigamente explicava os meus exercícios aos jogadores. Os objetivos dos exercícios. Mas agora, com a minha experiência, digo com toda a segurança que isso é um erro. Um grande erro. Porque quando dizemos aos jogadores que o objetivo do exercício é A e B eles vão fazer A e B. Mas se não lhe dissermos, eles vão fazer mais que aquilo. Vão fazer A, B, C, D e por aí fora. Claro que estou falando de um nível mais elevado, porque quando o nível é mais baixo temos obrigatoriamente de ir iluminando o caminho, de os guiar. Mas quando o nível é maior, são eles que iluminam o teu caminho como treinador. Não vamos para ali dizer que o exercício é para isto e para aquilo. Não. O exercício é que lhes vai dizer o que está a promover e eles ainda vão encontrar outros passos e outros espaços”, disse VP no livro.

A Fiel exaltou o comandante português na publicação. “VP é um treinador diferenciado, muito inteligente, direto no seu discurso e claro nas suas explicações. Cada entrevista é uma aula. A torcida do Corinthians está se encantando com ele”, escreveu um alvinegro.
“Temos nos impressionado com suas entrevistas pós-jogo e com a evolução de entendimento tático de vários atletas, principalmente os mais jovens. Quanto mais conheço a trajetória do Vítor mais tenho certeza de sua capacidade”, disse outro corinthiano.
Vitor Pereira!👇👇👇 pic.twitter.com/hI7Cdg0RUL
— Luis Pinto Coelho (@LuisCoelho51) May 14, 2022
Giuliano fez história pelo Internacional entre 2009 e 2010https://t.co/o2NL54QQvb
— É o Time do Povo, é o Coringão (@eotimedopovo01) May 14, 2022