Apesar de queda, timão mantém sua força como a segunda maior do Brasil
Um novo panorama do futebol brasileiro foi traçado pelo “Datafolha”, que revelou, na última quinta-feira (28), mudanças significativas no ranking das maiores torcidas do país. Flamengo e Corinthians continuam no topo, mas ambos registraram redução em suas porcentagens.
Com entrevistas realizadas em 113 cidades, o estudo destacou uma tendência curiosa, o aumento no número de pessoas sem preferência por clubes, que agora representam quase um quarto da população.
Apesar de ainda liderar o ranking, o time da Gávea viu sua representatividade cair de 21% para 19%, reduzindo a vantagem para o Alvinegro, que permanece na segunda colocação com 14%, um ponto percentual a menos em relação à pesquisa anterior. A diferença entre as duas maiores torcidas do Brasil agora é de apenas 5%, a menor registrada nos últimos anos.
As entrevistas foram realizadas presencialmente com 2.004 pessoas de idades variadas, a partir dos 16 anos, em diferentes regiões do Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Ranking completo das torcidas:
- Flamengo – 19%
- Corinthians – 14%
- Palmeiras – 7%
- São Paulo – 6%
- Vasco e Grêmio – 4%
- Santos, Cruzeiro e Internacional – 3%
- Atlético-MG, Botafogo, Fluminense e Bahia – 2%
- Vitória e Seleção Brasileira – 1%
- Outros times – 4%
- Nenhum time – 23%