Início » Na história do Corinthians » A história dos confrontos entre Corinthians e Vasco

A história dos confrontos entre Corinthians e Vasco

Pedro Nogueira Heiderich

Google News Siga-nos no Google Notícias

Corinthians e Vasco entram em campo mais uma vez neste sábado (05). As duas equipes são protagonistas de momentos marcantes do futebol brasileiro, dois deles bem frescos na memória do torcedor alvinegro.

Em 2000, o Time do Povo bateu a equipe carioca na final do primeiro Mundial de Clubes Fifa, no Maracanã, se tornando o primeiro clube campeão do mundo.

Em 2012, nas quartas de final da Libertadores, o Corinthians fez dois confrontos históricos contra o Vasco, classificou para a semifinal e acabou campeão daquela edição de torneio continental.

Hoje, o É o Time do Povo traz a história dos confrontos entre Corinthians e Vasco. Vamos relembrar?

Jogos marcantes

Título do Mundial em 2000

Foto: Agência Corinthians

 

A final do Mundial de Clubes 2000, no Maracanã, contra um timaço do Vasco que tinha Juninho, Felipe, Romário e Edmundo, entre outros, é considerada por muitos torcedores como a partida mais marcante do Timão contra o adversário.

O Vasco eliminou o Manchester United e o Corinthians o Real Madrid. Na final, o time corintiano comandado por Oswaldo de Oliveira, que tinha Vampeta, Rincón, Marcelinho, Ricardinho, Edílson e Luizão, segurou o empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, em partida acirrada e com poucas chances claras.

A decisão foi para os pênaltis e Dida brilhou: pegou pênalti de Gilberto e viu Edmundo cobrar para fora, garantindo o título inédito para o Timão na casa do rival.

O título coroou a era de Rincón, Marcelinho e Edílson, que já vinham de um bicampeonato brasileiro.

Libertadores

Foto: Agência Corinthians

 

Como esquecer do jogo de volta das quartas de final da Libertadores em 2012, no Pacaembu, após empate na ida?

O jogo ficou eternizado por lance no fim do segundo tempo, quando o lateral e capitão Alessandro falhou em lance e deixou o atacante Diego Souza sozinho com a bola contra o goleiro Cássio. Diego tentou tirar do arqueiro corintiano, mas Cássio desviou evitando gol que poderia eliminar o Timão.

Pouco depois, há minutos do fim, após Tite ser expulso e ir ver o jogo na arquibancada com a torcida, Alex bateu escanteio e o meia Paulinho subiu para cabecear e marcar o gol da vitória e da vaga na semifinal.

Foi o prenúncio de que o Corinthians iria alçar voos maiores naquela Libertadores.

Copa do Brasil

Além disso, o Timão eliminou o Vasco na semifinal da Copa do Brasil de 1995, a primeira conquistada pelo alvinegro paulista, com um sonoro 5 a 0 no jogo de volta, com três gols de Viola. E o Corinthians de Eduardo Amorim já havia vencido a ida, fora, por 1 a 0.

O Vasco no caminho do Timão em mata-mata é bom sinal. Em 2009, na conquista do tri da Copa do Brasil. O time de Ronaldo, Elias e Chicão, comandado por Mano Menezes, empatou em 1 a 1 no São Januário no jogo da ida, com gol de Dentinho, e segurou o empate sem gols na volta para avançar à final e ser campeão.

Brasileirão

E tem mais. No pentacampeonato do Brasileirão, em 2011, o Corinthians disputou o título até a última rodada com o Vasco. No primeiro turno, em casa, o Timão ganhou por 2 a 1, com gols de Ralf e Paulinho.

Na volta, no Rio, a poucas rodadas do fim da competição, empate em 2 a 2, Alex e Danilo fizeram os tentos corintianos. O empate como visitante contra o adversário direto ajudou a frear o time vascaíno na época.

Foto: Agência Corinthians

 

Por fim, no título do hexacampeonato do Brasileirão, em 2015, o Corinthians sagrou-se campeão da competição após jogo contra o Vasco, no São Januário, em que precisava apenas do empate.

O Corinthians saiu perdendo, mas Vágner Love garantiu o título ao igualar o marcador.

Números

A equipe de Parque São Jorge tem ampla vantagem contra o rival carioca. O Corinthians não perde para o Vasco da Gama desde 2007, quando o Timão foi derrotado em São Paulo na reta final do Brasileirão e acabou rebaixado para a Série B.

O jogo foi no Pacaembu, 1 a 0, vitória que evitou a queda vascaína na ocasião.

É um tabu de 18 anos. Portanto, o Cruzmaltino nunca ganhou na Neo Química Arena. Depois disso são 13 partidas, com dez vitórias corinthianas e três empates.

Contando apenas jogos na Neo Química Arena, são seis vitórias do Timão e um empate, com apenas dois gols sofridos – todos jogos do Campeonato Brasileiro.

Levando em consideração todos os 127 jogos disputados entre as duas equipes, o Timão tem 55 vitórias, contra 36 triunfos do Vasco e 36 empates. São 356 gols marcados, sendo 192 do Corinthians e 168 do Vasco.

Foto: Agência Corinthians

 

A última partida entre as equipes foi pelo Campeonato Brasileiro de 2024, placar de 3 a 1 para o alvinegro paulista, com dois gols de Garro e um de Gustavo Henrique.

Artilheiros

Quatro jogadores marcaram cinco vezes contra o Vasco com a camisa do Timão. E um deles pode tornar-se artilheiro isolado do confronto pelo lado corinthiano. Trata-se do atacante paraguaio Ángel Romero. Assim como Viola, Romero fez um hat-trick contra o Vasco da Gama, em Brasília, em vitória de 4 a 1 em 2018.

Foto: Agência Corinthians

 

Marcelinho Carioca também balançou cinco vezes as redes do time vascaíno pelo Corinthians. O ídolo da Fiel foi autor do gol da vitória de 1 a 0 na ida da semifinal da Copa do Brasil de 95.

Completam a lista o meia Válber, que fez três gols em um jogo só no Rio São-Paulo em 93, e o atacante Nardo, que atou na década de 50.

Ver no Threads