O Corinthians fez publicação enigmática no início da noite desta quarta-feira (30) após a Federação Paulista de Futebol (FPF) revogar a proibição de instrumentos musicais e bandeirões utilizados pela torcida do Corinthians nos estádios.
A publicação alvinegra mostra um emoji de olhos e uma bateria ao lado, sem nenhuma legenda, e com fundo musical da Fiel entoando o “bando de loucos”. Através do site oficial, o clube explicou. Nesta quarta-feira (29), em Portaria nº 184/25 da Federação Paulista de Futebol, foi relatada a decisão do Ministério Público do Estado de São Paulo que consta a liberação de Torcidas Organizadas do Corinthians nos estádios da cidade de São Paulo. Com isso, Gaviões da Fiel, Camisa 12, Fiel Macabra, Pavilhão 9, Estopim da Fiel e Coringão Chopp, podem voltar a frequentar os estádios devidamente caracterizadas, ou seja, utilizando-se de 7 (sete) instrumentos musicais, uma faixa e um bandeirão, podendo ser ampliada ou restringida a liberação de tais objetos, indumentarias e demais acessórios a critério da Policia Militar, a contar desta data”.
SIGA O TIME DO POVO NO CANAL DO WHATSAPP
Notícias do Corinthians direto no seu WhatsApp em tempo real.
Entrar no Canal
A FPF publicou comunicado anunciando o retorno da novidade dos corinthianos aos estádios.
Após a publicação, as principais torcidas organizadas do Corinthians comemoraram a decisão. “Reconhecemos, também, o empenho e a abertura ao diálogo por parte do 2º Batalhão de Choque da Policia Militar, da Polícia Civil, do Ministério Público e da Federação Paulista de Futebol. Com a publicação da portaria FPF – nº 184/25, torna-se oficial o retorno das torcidas aos estádios do Brasil, cessando a punição imposta em Abril/25. Agora é oficial! Estamos de volta!”, diz trecho da nota dos Gaviões da Fiel.
— Corinthians (@Corinthians) October 29, 2025
VEJA O COMUNICADO DA FPF:
A revogação da Portaria FPF nº 093/2025, autorizando assim a entrada nos estádios de Futebol das seguintes Torcidas Organizadas: “GAVIÕES DA FIEL”, “CAMISA 12”, “FIEL MACABRA”, “PAVILHÃO 9”, “ESTOPIM DA FIEL” e “CORINGÃO CHOPP”, da cidade de São Paulo, vinculadas ao Sport Club Corinthians Paulista, devidamente caracterizadas, ou seja, utilizando-se de 7 (sete) instrumentos musicais, uma faixa e um bandeirão, podendo ser ampliada ou restringida a liberação de tais objetos, indumentarias e demais acessórios a critério da Policia Militar, a contar desta data.
A Federação Paulista de Futebol oficiará aos Órgãos de Segurança do Estado, Ministério Público do Estado de São Paulo, para fins de fiscalização no cumprimento desta Portaria. Esta Portaria entra em vigor na presente data, revogadas as disposições em contrário.









