Após o fraco desempenho no Campeonato Brasileiro, ocupando apenas a 13ª colocação com apenas 21 pontos em 17 rodadas, o Internacional monitora o mercado nacional e busca novos valores. Em informação do repórter Carlos de la Rocha ao programa Donos da Bola-RS, o meia-atacante Marlone é um dos nomes que agradam a diretoria colorada, juntamente com o zagueiro Klaus (Juventude) e Renato Cajá (Bahia).
Os laterais Ceará e Carlinhos (Coritiba) foram recusados. Mesmo com o acerto na última segunda, o primeiro foi reprovado em testes físicos. Já o segundo foi recusado pelo presidente Vitório Piffero por receber um alto salário na equipe paranaense.
Marlone seria responsável por comandar o meio-campo carente de Andrés D´Alessandro (emprestado ao River Plate até fevereiro de 2017) e melhorar o desempenho ofensivo, já que a equipe é a 17ª mais efetiva do Campeonato Brasileiro (empatada com o Coritiba), com 17 gols marcados, superando apenas Figueirense (15) e América-MG (10).
Marlone atuou em apenas 11 partidas pelo Corinthians em 2016 e fez dois gols. Pelo Brasileiro, o atleta atuou em 4 partidas e não marcou gol.
Além de Valdívia, o Internacional conta com diversas opções para o meio-campo (Alex Raphael, Anderson, Andrigo, Gustavo Ferrareis, Luís Manuel Seijas, Marquinhos, Yan Petter) mas nenhum caiu no agrado da diretoria, imprensa e do torcedor colorado.