Adenor Leonardo Bacchi, 55 anos, mais conhecido como Tite, foi comandante do Corinthians em três oportunidades (2004-2005, 2010-2013 e 2015-2016), somando um total de 376 partidas (195 vitórias, 111 empates, 70 derrotas). Na equipe alvinegra conquistou seis títulos: Campeonatos Brasileiros (2011 e 2015), a Copa Libertadores da América (2012), o Mundial de Clubes da Fifa (2012), a Recopa Sul-Americana (2013) e o Campeonato Paulista (2013).
Em eleição realizada pela tradicional revista britânica FourFourTwo em relação aos 50 maiores treinadores do mundo, Tite foi o único representante brasileiro na lista. Ficando na 41° colocação.
Na publicação, o site trata Tite como a esperança do futebol brasileiro e o possível técnico que faça renascer o futebol bonito da seleção brasileira. Além disso, eles destacam a personalidade do treinador, ressaltado o caráter e a ética do ex-comandante do Timão: “Não é tão difícil entender por que – ele é conhecido por seu caráter, ética profissional rigoroso e relacionamento franco com seus jogadores”.
Ele também é elogiado por causa da reconstrução da equipe alvinegra no inicio da temporada. A publicação lembra da saída dos jogadores ao futebol chinês e mais uma vez elogia Tite: “Ele conseguiu reconstruir a equipe”.
Reprodução: FourFourTwo |
Tite deixou o Timão em 15 de junho e aceitou o convite da CBF para comandar a Seleção Brasileira de Futebol no lugar de Dunga, demitido após o fraco desempenho na disputa da Copa América Centenário, realizada nos Estados Unidos.
Tite é considerado por muitos; como o maior treinador da história do Timão. Dificilmente alguém-o desbancará em número de conquistas e no carinho da torcida.