Copo cheio, copo vazio

Marco Bello

Google News Siga-nos no Google Notícias

A eliminação do Corinthians na primeira fase do Campeonato Paulista deste ano pode ser vista de duas maneiras.

Copo Cheio

A primeira, positiva, mostrando a evolução da equipe sob o comando do técnico Antonio Oliveira. Indiscutivelmente o que tirou o Corinthians do campeonato foram as 5 derrotas consecutivas na Era Mano Menezes.

O treinador que foi contratado em 2023 pelo então presidente Duilio Monteiro Alves fez um péssimo trabalho, tanto dentro de campo quanto de gestão de grupo. A impressão é que estava forçando a barra para sair.

Foto: Reprodução

Declarações indelicadas (chamar Yuri Alberto de burro, falar que Raniele estava chutando como se estivesse no Cuiabá…), forma de conduzir o vestiário displicente, entrevistas coletivas sem sentido.

Desde a chegada do técnico português, 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota, 72% de aproveitamento.

O time agora terá tempo para treinar, pode entrosar seus jogadores mais técnicos como Igor Coronado e Rodrigo Garro, melhorar fisicamente todo o elenco, se preparar melhor para as competições que estão por vir.

Copo Vazio

Mas também há o copo vazio, que o torcedor deve enxergar, e uma coisa não exclui a outra.

Ser eliminado na primeira fase do Paulista é um fiasco, independentemente de quem é a culpa. É a instituição Corinthians que perde.

Financeiramente é terrível, pois além das premiações você também perde o dinheiro da renda dos jogos em casa.

O time, apesar de ter evoluído demais sob António Oliveira, ainda não está jogando bem e tem vencido com dificuldades adversários fraquíssimos que disputam as séries C e D do brasileiro.

Com o tempo sem jogos, mesmo com amistosos, o time perde ritmo. Não se mantém ativo, não consegue testar na prática variações táticas e mudanças de posicionamento de jogadores.

O Corinthians vai começar o Brasileiro no dia 13 de Abril contra o Atlético Mineiro praticamente como um tiro no escuro.

Vai ser uma equipe melhorada pelo tempo sem jogos? Ou será uma equipe sem ritmo e com as mesmas deficiências mostradas no Estadual?

Foto: Agência Corinthians

Como escrevi, o copo cheio não exclui o copo vazio e vice-versa. Não é porque acho perigoso esse tempo sem jogo que estou desdenhando da capacidade do técnico António Oliveira, e não é porque acho que o time precisa evoluir mais que estou excluindo a culpa de Mano Menezes pelo fiasco no Paulista.

Vamos torcer pelo copo cheio. Mas sempre alerta para ele não esvaziar.

E Vai Corinthians!