A médica Ana Carolina Cortê, do Corinthians, se manifestou após o protesto dos jogadores profissionais de futebol contra o gramado artificial nos jogos.
Em publicação nas redes sociais, a doutora Ana trouxe um estudo realizado pela UEFA que constatou lesões mais sérias em grama sintética em relação ao gramado natural.
“Hoje eu vi vários atletas se manifestando contra a grama sintética e a favor da grama natural. Eu não venho para dizer da parte técnica, porque isso não cabe a mim, mas para falar sobre a parte médica. Hoje existem alguns trabalhos que tentam mostrar a diferença da incidência de lesões em grama sintética e natural. A gente não tem muitas conclusões, mas existe um estudo que eu gosto de falar muito, um estudo feito pela Uefa durante 18 anos, com clubes europeus, que muitas coisas se estudaram, tentando entender como diminuir as lesões. Uma das discussões foi: que tipo de lesão se tem no gramado sintético e na grama natural? O que a gente sabe é que o número de lesões não muda muito entre o sintético e natural, mas o que muda é a diferença das lesões. No gramado natural, ocorrem muito mais lesões musculares, que é o que a gente vê no nosso dia a dia mesmo. Já no gramado sintético, há a prevalência de lesões ligamentares, de joelho e de tornozelo”, explica a médica alvinegra.
Dra Ana se pronunciou sobre o gramado sintético. pic.twitter.com/NEq6mutjBC
— XEREK DA FIEL (@XerekdaFiel) February 18, 2025
O Palmeiras publicou nota oficial rebatendo a versão dos jogadores sobre o gramado sintético. Vale lembrar que o Allianz Parque possui grama artificial.