Corinthians e Nike possuem o acordo mais longevo do futebol brasileiro em relação aos materiais esportivos. Desde 2003 clube e empresa são parceiros no esporte mais popular do país.
A parceria, porém, sofreu um abalo nos últimos dias conforme relata o jornalista Jorge Nicola. A Nike teria acionado uma cláusula de renovação automática de contrato com o Corinthians, pegando o clube de surpresa e causando irritação nos bastidores.
“Você sabia que o Timão teve contrato com a Nike prorrogado? Essa extensão foi a contragosto do presidente Augusto Melo. A Nike fez valer uma cláusula que permitia a renovação automática do acordo”, inicia Nicola. “A Nike vai seguir pagando pagando 6,2 milhões de dólares por ano, além de aumento de 25% do repasse de valor líquido das vendas. Existe uma série de bônus atrelados a títulos e desempenho na parte esportiva”, completa o jornalista.
O Corinthians, porém, gostaria de rever algumas situações do contrato com a Nike e discorda da renovação automática até dezembro de 2029.
“O Corinthians notificou a Nike que não considera a renovação de contrato ilegal. A estratégia do Corinthians é anular a renovação do contrato e a questão vai parar na justiça”, finaliza Nicola.
Em 2024, o presidente Augusto Melo se manifestou sobre a possibilidade de trocar de fornecedora de materiais esportivos. “Pode ser com a Nike ou qualquer outra. Temos uma boa relação, eles sabem que está defasado, existe um acordo legal. Tendência é continuar, vai depender deles, mas queremos um ajuste de mercado”, declarou.
O clube alvinegro ainda não se manifestou sobre o assunto.
Palavras fortes do Athletico-PR contra o Corinthianshttps://t.co/o3XZrrXq68
— É o Time do Povo, é o Coringão (@eotimedopovo01) April 9, 2025