Início » Copa do Brasil » Há 17 anos, o Corinthians protagonizava virada histórica contra o Goiás na Copa do Brasil

Há 17 anos, o Corinthians protagonizava virada histórica contra o Goiás na Copa do Brasil

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

No dia 30 de abril de 2008, o Corinthians protagonizou uma das viradas mais marcantes de sua história recente. Após perder por 3 a 1 para o Goiás no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, em Goiânia, o Timão precisava vencer por pelo menos dois gols de diferença para avançar. A missão parecia complicada, mas diante de mais de 50 mil torcedores no estádio do Morumbi, o time comandado por Mano Menezes fez história.

Desde os primeiros minutos, o Corinthians mostrou que estava disposto a reverter o placar. Com intensidade, marcação alta e o apoio incondicional da Fiel, o Timão sufocou o Goiás até abrir o placar aos 04 minutos com Diogo Rincón. Ainda no primeiro tempo, o mesmo Diogo Rincón ampliou, levando a decisão momentaneamente para os pênaltis.

O Corinthians manteve o ritmo e voltou a balançar a rede com André Santos, aos 22 minutos do primeiro tempo, e Herrera, de cabeça, aos 30 minutos da primeira etapa.

A virada virou manchete nos jornais do dia seguinte e reforçou a ligação emocional entre o time e a torcida em um ano de reconstrução, já que o clube disputava a Série B do Campeonato Brasileiro. Aquela noite foi, para muitos, o verdadeiro símbolo da luta, da garra e da resiliência corinthiana.

Ficha Técnica:
Corinthians 4 x 0 Goiás
Copa do Brasil – Oitavas de final (jogo de volta)
Data: 30 de abril de 2008
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)
Público: 50.773 pagantes
Renda: R$ 576.865,00
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Cartões amarelos: Paulo Henrique e Fabinho (G), Perdigão (C)
Cartão vermelho: Fabinho (G)

GOLS:
Diogo Rincón (04’ 1T e 16’ 1T)
André Santos (22’ 1T)
Herrera (30’ 1T)

Corinthians:
Felipe; Carlos Alberto, Chicão, William e André Santos; Fabinho, Perdigão (Nilton), Lulinha (Éverton Ribeiro) e Diogo Rincón (Acosta); Dentinho e Herrera.
Técnico: Mano Menezes

Goiás:
Harlei; Vitor (Alex Ferreira), Ernando, Paulo Henrique e Fabinho; Amaral, Ramalho, Evandro e Paulo Baier (Anderson Aquino); Alex Terra e Alex Dias (Schwenck).
Técnico: Caio Júnior​