O Corinthians garantiu a vaga na Libertadores 2016 no último domingo, após vencer o Flamengo por 1 a 0 em Itaquera. O time alvinegro se juntou, dessa forma, a outras 14 equipes do futebol sul-americano.
Entre eles, estão quatro campeões da competição: Boca Juniors, River Plate (atual vencedor), Peñarol e Nacional-URU. Todos os 38 participantes da Libertadores serão conhecidos até o dia 13 de dezembro. No dia 22 do mesmo mês, a Conmebol irá sortear os oito grupos do torneio.
SIGA O TIME DO POVO NO CANAL DO WHATSAPP
Notícias do Corinthians direto no seu WhatsApp em tempo real.
Entrar no Canal
Três países já definiram os seus participantes. Os uruguaios ainda serão representados pelo River Plate-URU, o melhor pontuador do campeonato local. A Venezuela terá o trio Deportivo Táchira, Trujillanos e Caracas, enquanto os bolivianos tentarão a sorte com Bolívar, The Strongest e Oriente Petrolero.
Chile, Colômbia e México só têm um time definido até agora: Cobresal, Deportivo Cali e Puebla, respectivamente. Mais duas equipes desses países disputarão a Libertadores em 2016. Equador, Paraguai e Peru, por sua vez, terão três vagas na competição.
Das 38 equipes, 26 vão diretamente à fase de grupos da Libertadores. Outros 12 times terão pela frente um confronto de mata-mata por uma vaga em uma das chaves da competição continental.
Argentina
Além de Boca Juniors e River Plate, o Rosario Central também garantiu presença na edição 2016. Isso porque o time está na final da Copa da Argentina, que será disputada no próximo dia 4, contra o Boca. Os times também lutam pelo título do Campeonato Argentino — o Boca tem cinco pontos de vantagem a duas rodadas do fim.
As outras duas vagas argentinas na Libertadores serão definidas após a disputada de um torneio à parte, chamado Liguilla, com a participação de quatro times melhores colocados no Argentino, com exceção de Boca e Rosario. O melhor time da Argentina na Copa Sul-Americana também disputará a Libertadores 2016 — Huracán e Independiente lutam pelo posto.
Fonte: UOL










