Início » Notícias do futebol » Federação Paulista quer rebaixar seis clubes do paulistão em 2016

Federação Paulista quer rebaixar seis clubes do paulistão em 2016

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

Uma reunião entre os dirigentes da Federação Paulista de Futebol (FPF) e representantes dos clubes do Estado foi realizada no final da manhã desta segunda-feira, na sede da entidade, na Barra Funda. Entre as propostas apresentadas estão uma bonificação para o clubes que tiveram uma boa gestão e a possibilidade de rebaixar seis equipes em 2016 de forma a deixar a Série A-1 de 2017 com 16 clubes.

A primeira proposta agradou aos presentes – além de presidentes, técnicos e jogadores acompanharam a apresentação de Eduardo Fischer, que presta consultoria estratégica para a federação e responde pelas propostas de mudança.

A Federação pretende formar um comitê de notáveis, com no máximo cinco representantes, que ao final de cada temporada vão julgar os clubes de acordo com critérios como administração, transparência, finanças, trabalho nas categorias de base, infraestrutura, cuidados com os jogadores e até comportamento dos torcedores. A medida será adotada já em 2016 e valerá pelo menos até 2019, no último ano da gestão do presidente Reinaldo Carneiro Bastos.

Os clubes que forem bem avaliados serão bonificados com uma verba extra, que a FPF espera arrecadar com patrocinadores. A expectativa da federação é que em três anos os clubes premiados faturem 50% a mais do que já recebem com cotas de televisão e patrocínio. Não haverá punições para os clubes que não tiverem bom desempenho nesses critérios.

A bonificação valerá para os clubes que disputam as duas primeiras divisões do Estado.

“É importante explicar que não vamos alterar nada do que os clubes já arrecadam com patrocinadores e com as cotas de televisão. Vamos bonificar aqueles que atendem aos critérios estabelecidos. Haverá um regulamento. O dinheiro será arrecadado com novos patrocinadores da Federação Paulista”, disse Bastos ao ESPN.com.br.

Série A-1 com menos clubes

Já a mudança no número de participantes na primeira divisão ainda depende da reunião do conselho técnico da entidade, que engloba os clubes e está prevista para o final de novembro.

A ideia que será apresentada aos times é rebaixar seis equipes em 2016 e promover apenas duas da Série A2. Assim, o principal torneio do Estado teria 16 equipes em 2017.

A medida visa enxugar o calendário da primeira divisão do Estado a partir do próximo ano. Hoje o torneio é disputado de fevereiro a maio, com 20 clubes. Os clubes podem fazer no máximo 19 jogos e no mínimo 15.

Novo logo e inspiração na Uefa Champions League

Eduardo Fischer, responsável pela reestruturação da Federação Paulista, apresentou o novo logo que a entidade passará a usar, em comemoração aos 75 anos (que serão completados em 2016) e um hino que será executado nos estádios.

“Sempre que assisto aos jogos da Champions League fico com a música tema na cabeça. É uma ideia positiva e que visa colocar o campeonato e os clubes numa exposição positiva. Por isso elaboramos uma música tema, que valerá já em 2016”, disse Fischer.

Durante a reunião foi exibido um clipe com a música tema.

Fonte: ESPN