Aproveitando a boa fase que vem vivendo nos últimos anos, o Corinthians inovou mais uma vez no Brasil. Satisfeito com a forma de atuar da equipe desde que Mano Menezes era o técnico em 2008, e aproveitando o estilo de jogo do técnico Tite, a diretoria alvinegra implementou nas categorias de base a mesma maneira de atuar. A ideia, segundo o jornalista André Rizek do SporTV, é formar jogadores que atuam nas características da escola Tite/Mano Menezes.
– A importância deles inegável e é tão grande no Corinthians que o clube que o Edu Gaspar, que é diretor de futebol, está fazendo um estudo desses últimos anos do Corinthians, com Mano e com Tite, para saber qual é a forma Corinthians de se jogar futebol, a “Escola Corinthians”. Eles chegaram a uma série de estatísticas sobre como esse time joga nos últimos anos e toda a formação da base do Corinthians está direcionada para revelar jogadores que atuem nessas características, da “escola Mano e Tite” – explicou Rizek.
![]() |
Tite e Mano comandaram o clube nas recentes conquistas (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM) |
O jornalista ainda ressaltou a importância de Mano Menezes na reestruturação do Corinthians, que em 2007, foi rebaixado para a Série B do brasileirão. Segundo Rizek, Mano é grande responsável até pela equipe campeã da Libertadores e Mundial em 2012.
– O Mano, que não é muito de ficar jogando confete em si mesmo, fala discretamente, e tem toda razão, da importância que ele tem nesse processo do Corinthians. Boa parte do elenco campeão do mundo (com Tite) foi formado pelo Mano Menezes – afirmou o jornalista.
– O trabalho deles se complementam, mas há uma rivalidade: o Tite foi demitido pelo ex-presidente Mário Gobbi para trazer de volta o Mano. O atual presidente, Roberto Andrade, prefere o Tite. São duas linhas distintas na vida corintiana. O Tite não gostou do fato de o Mano ter acertado com o Corinthians já com o Tite empregado. Embora tenham sido fundamentais e sejam complementares, eles não são exatamente grandes amigos no futebol – completou.