Início » Notícias do futebol » CBF planeja reformular calendário do futebol brasileiro para 2017

CBF planeja reformular calendário do futebol brasileiro para 2017

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

De acordo com o apresentador do programa “Redação Sportv”, André Rizek, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está planejando uma reformulação total no seu calendário oficial. Essa mudança é uma exigência dos clubes, torcedores e até mesmo de jogadores – através do Bom Senso Futebol Clube – que já perduram por alguns anos, a CBF por sua vez, fez tímidas mudanças no calendário.

Nessa proposta da CBF, os estaduais seriam mais curtos, o Brasileirão passaria a ser disputado somente nos finais de semana. Enquanto de terça à quinta-feira os clubes disputariam Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Copa do Brasil, além de regionais como a Copa do Nordeste e Copa Verde e a Copa da Primeira Liga (Torneio não oficial de acordo com a instituição).

Outra mudança importante seria a pausa para as datas FIFA, os clubes passariam a folgar em dia de jogos. E não precisariam entrar em campo sem seus principais atletas que por hora são convocados por suas respectivas seleções.

– Está se costurando na CBF o seguinte acordo para o ano que vem: Campeonato Brasileiro só aos finais de semana. Vai ser maior, começando em abril. O meio da semana será só para a Copa do Brasil, Libertadores, Copa da Primeira Liga, competições regionais, como a Copa do Nordeste e a Copa Verde. Os estaduais serão menores. Há um pré-acordo que o estadual do Rio terá 16 datas, será menor. E o compromisso de que, quando a seleção brasileira jogar, não tem rodada, como se faz na Europa. É um acordo, vamos esperar oficializar, não quero comemorar antes da hora – disse André Rizek.

Em 2016, o maior estadual é o Paulista com 18 datas, seguido de 18 do Carioca, 17 do Gaúcho e 15 do Mineiro. O Brasileirão série A e B começam em 14 de maio, com 38 rodadas.