Na manhã desta sexta-feira, a Operação Cartão Vermelho foi até a sede de quatro torcidas organizadas de Corinthians e Palmeiras. A pedido do Corpo de Bombeiros a sede da Pavilhão Nove foi lacrada e segundo as autoridades, a Gaviões da Fiel terá o mesmo destino.
Participaram da operação a Secretária de Segurança Pública, o Ministério Público, o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), o Corpo de Bombeiro a Secretaria da Fazenda.
“A Secretaria da Fazenda mandou equipes nas sedes das organizadas para nos auxiliar. Vamos passar pente fino nas torcidas organizadas, na receita e despesa. Na origem e no destino do dinheiro. Além disso, o Corpo de Bombeiros está realizando a vistoria de segurança. A Pavilhão Nove está sendo lacrada por falta de segurança, a nosso pedido”, disse o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes.
![]() |
Pavilhão Nove lacrada | Foto: Reprodução |
Durante a operação, a investigação encontrou na sede da Pavilhão Nove uma bomba caseira, um facão, um cartucho de munição calibre 22, além de rojões e outros artefatos explosivos. Já na Gaviões da Fiel foram encontradas armas brancas, uma grande quantidade em dinheiro e celulares com evidências sobre envolvimentos em conflitos com outras torcidas.
“Achamos uma maleta de notebooks cheia de facas na Gaviões. Algumas grandes, inclusive com fita isolante no cabo. Apetrechos de bombas caseiras também foram encontrados. Agora vai ser um trabalho muito detalhado, inclusive em relação a celulares. Em um, encontramos conversas por Whatsapp entre torcedores, um preocupado com o outro. Dizem: “Ah, foi você que quebrou o vidro do metrô”. Depois, se vangloriando que bateram em um, chutaram outro. É um material farto. Que vai permitir a quantidade dessas investigações. Inclusive a questão fiscal, de renda das torcidas organizadas.”
“Apreendemos também na Gaviões da Fiel, em torno de R$ 62.700 reais. Sem origem comprovada, sem destino comprovado. Um dos diretores, num primeiro momento, disse que era o dinheiro que eles tinham arrecadado para pagar ingressos”. completou o secretário.