POR: Núbia Azevedo
Após selar novo acordo com a Caixa Econômica Federal, o Timão anunciou a contratação do meia-atacante Marquinhos Gabriel. A chegada do atleta de 25 anos foi muito comemorada pela Fiel Torcida, e já faz o técnico Tite pensar em mudanças que poderão ser realizadas na equipe.
No Al Nassr, da Arábia Saudita, o jogador atuava como um atacante, já no Santos, em 2015 realizava a função de armador. Acredita-se que no Timão, Marquinhos Gabriel repetirá o ofício realizado no rival paulista, posição hoje ocupada por Guilherme.
Se optar por utilizar o atleta como a equipe da Arábia Saudita, o comandante corintiano ganha um substituto para Lucca, um atacante aberto pela esquerda. Os testes só poderão ser realizados por Tite, a princípio, na Libertadores. Como o prazo para inscrições terminou, o jogador não pode mais atuar no Paulistão, a menos que algum atleta seja cortado por lesão.
Habilidoso e com boa visão de jogo, espera-se que Marquinhos Gabriel ajude o Timão na transição entre o meio-campo e o ataque, função que até então não tem sido bem executada pela equipe. O blogueiro do Santos no ESPN FC, Fagner Morais, escreveu sobre o jogador para o Almanaque Mosqueteiro:
“Marquinhos Gabriel foi a grande surpresa no elenco do Santos na última temporada. Pelo que havia feito no Palmeiras, a esperança de ele ir bem era nula, mas ele até que foi bem e virou titular com todo mérito ao ganhar a vaga de Geuvânio na reta final do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Ele tem um bom chute de longa distância e pode jogar em qualquer posição como meia, mas tem um defeito um pouco grave: ele some. Em determinados momentos, ele simplesmente desaparece da partida. O Santos sentiu isso quando Lucas Lima estava bem marcado, e isso acaba prejudicando a busca por alguma regularidade. É difícil saber qual Marquinhos Gabriel entrará em campo: o participativo ou o sumido”, disse.
Marquinhos chegou a receber uma proposta parecida do Santos, mas preferiu o Corinthians. Segundo a imprensa, pesou o fato de o Timão estar jogando a Copa Libertadores neste ano. Além disso, Tite foi quem lançou Marquinhos Gabriel da base para o profissional no Internacional, de Porto Alegre, em 2009, e conhece as qualidades do jogador.