Após três meses de estadia no Chelsea, Alexandre Pato parece estar perto de retornar ao Corinthians. O seu empréstimo para a equipe inglesa se encerra em junho deste ano. Segundo o presidente Roberto de Andrade ainda há esperança de que algum time menor da Europa negocie o contrato do jogador junto ao Timão e ajude a cobrir parte dos R$40 milhões investidos pelo clube alvinegro, no fim de 2012. Porém, a realidade é que nenhuma procura foi feita até agora.
Pato estreou no campeonato inglês apenas na última semana e jogou muito bem, chegando a marcar um dos quatro gols do Chelsea. Contudo, o atacante não vem sendo muito aproveitado e o Corinthians acredita na possibilidade dos “blues” não fazerem nenhuma proposta pelos 60% dos direitos econômicos do jogador pertencentes ao Timão. Mesmo assim, Roberto de Andrade prega cautela.
“Gostei da estreia dele, fez gol, jogou bem, mas é tudo achismo. Eu me baseio em contrato, em valores, eles têm opção de sim ou não. Vamos aguardar para ver que medida o Chelsea vai tomar”, destacou o presidente corintiano.
Em entrevista coletiva realizada nessa sexta-feira, Roberto de Andrade enfatizou também a grande chance de retorno do atacante ao Corinthians, onde possui vínculo até dezembro de 2016.
“Isso é normal, ele tem contrato conosco e ele tem de ser cumprido. É a mesma pergunta que vocês faziam quando ele estava no São Paulo. Não mudou nada. Se o Chelsea ou outro clube não exercerem a compra, ele volta ao Corinthians e vai ser aproveitado”, completou Roberto.
Quando for liberado pelo Chelsea, em julho, Alexandre Pato tem a opção de assinar um pré-contrato com qualquer outro time. Assim, sairia em janeiro de 2017, imediatamente após o encerramento de seu vínculo com o time paulista. Caso isso venha a acontecer, o Timão fica com o prejuízo e não recebe nada pelo atleta.
Outra possibilidade valiosa para o Corinthians, seria a renovação do contrato do jogador e a realização de um novo empréstimo. Porém, Pato não manifestou nenhum interesse em continuar no Timão, inclusive recusado uma proposta semelhante, feita no início do ano. Além disso, a diretoria acredita que ele não seria bem recebido pela torcida.