Zagueiro Yago é pego no exame antidoping

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

O zagueiro Yago, revelação do Corinthians na temporada, foi pego no exame antidoping. A partida que flagrou o jogador aconteceu no dia 6 de março, no confronto diante o Santos, por conta de um medicamento para tratar uma lesão no joelho.

Ainda na Arena Corinthians, o consultor médico do clube, Joaquim Grava, concedeu uma entrevista para falar do assunto.

O médico revelou, entre outras coisas, que o medicamento é permitido, desde que não aplicado de forma intravenosa. Ele ainda revelou, que a FPF comunicou o clube durante a semana.

“Recebemos comunicação da Federação Paulista de Futebol que durante prova do atleta Yago foi constatado medicamento em sua urina e estamos aguardando contra-prova. Esse medicamento é que é utilizado normalmente, depende da via em que utiliza, existem várias jurisprudências de jogadores, mas infelizmente temos que aguardar contraprova, que pode ser negativa. Estamos aguardando para o dia 2 abertura da contraprova. Substância é betametazona”, diz Joaquim.

“Dentro da legislação do controle de antidopagem o clube é isento, o atleta é isento e a responsabilidade é toda minha, sou responsável pelo departamento médico do Corinthians”, continuou o médico.

O médico também falou sobre o motivo para isso ter acontecido. Segundo Joaquim Grava, foi um medicamento para tratar a lesão no joelho.

“É um lubrificante para articulação junto com anti-inflamatório”. O médico ainda completou: “Ele não foi dopado para melhorar a performance”, disse.

O consultor médico do clube tratou de tranquilizar a torcida sobre o assunto. Segundo Joaquim Grava, o Corinthians havia colocado em súmula que utilizaria o medicamento.

“Se o exame de contraprova no dia 6 de maio der positivo, o departamento médico do Corinthians responderá tecnicamente. Está na súmula que o medicamento seria utilizado”, esclareceu.

A denúncia da Federação Paulista de Futebol (FPF) vai acontecer nesta segunda-feira. A coletiva foi feita para antecipar a notícia. De acordo com o clube, a contraprova deve sair no dia 02 de maio. O clube ainda tratou de tranquilizar o zagueiro e assumiu toda a culpa pelo “erro”.