Mesmo com o fim do Campeonato Inglês, Alexandre Pato não tem o seu destino selado ainda. Seu empréstimo entre Corinthians e Chelsea segue em vigor até o dia 30 de junho, dando aos envolvidos um prazo de 45 dias para definirem a negociação do atacante.
O Corinthians tem uma expectativa grande de que o técnico Antonio Conte seja favorável a permanência do jogador, mesmo não sendo muito aproveitado por Guus Hiddink (Atual técnico do time inglês). A possibilidade que o Timão vem usando, é manter no próximo grande contrato do atacante, a participação em seus direitos econômicos, apostando no sucesso de Pato para conseguir recuperar parte dos R$ 40 milhões investidos em 2012.
O presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, vem adotando essa postura nas negociações percentuais das vendas de jogadores, como já aconteceu com Malcom, Matheus Cassini e Matheus Pereira, os atletas foram transferidos dessa maneira, fazendo com que o Corinthians tenha direitos em uma quantia no caso de transferências futuras.
Chegando ao fim de seu contrato de empréstimo, Pato ainda tem mais seis meses de contrato com o Timão, mas a possibilidade de vestir novamente a camisa corinthiana está muito distante. Se caso não conseguir negociar com times do exterior na janela de transferência do meio do ano, alguns clubes brasileiros vem demonstrando interesses no jogador – casos de São Paulo e Atlético Mineiro – e podem ficar com o jogador. No entanto, o interesse do Corinthians é manter os direitos econômicos do atleta, algo que é analisado como mais vantajoso que a utilização do jogador para o resto do ano.
“Vamos esperar como vai evoluir a questão com o Chelsea, a chegada do novo treinador (Antonio Conte). Ainda não recebemos nada. Vamos esperar para ver. Conversamos dele e de todos os atletas emprestados para fazer o melhor negócio” – Explica Edu Gaspar , gerente de futebol do Corinthians.
Após o meio do ano, o valor de Pato passa a ser do Corinthians. O clube tem uma despesa de R$ 800 mil mensais, valor que apressa a necessidade de uma negociação.