O protesto realizado pela maior torcida organizada do Corinthians, Gaviões da Fiel, no Vale do Anhangabaú, no dia 15 de abril, e principalmente a operação policial ocorrida na manhã daquela sexta-feira, ainda faz barulho na sede dos Gaviões.
A direção da organizada informou em nota, o cancelamento do Churrasco da Arquibancada, que aconteceria no próximo sábado (07). O evento, já tradicional, tem o objetivo de reunir as sub-sedes e pontos de encontro da torcida. De acordo com a nota oficial, nova data só será divulgada após a soltura de membros da torcida organizada presos desde a operação policial do dia 15 de abril.
“Divulgaremos uma nova data somente quando os nossos meninos do Departamento de Bandeiras, Diretores, Conselheiros e outros amigos afetados por essa prisão política estiverem novamente ao nosso lado e das 27 famílias que estão sofrendo com essa situação.
Pedimos a compreensão de todos e que sigam na corrente positiva em prol da liberdade dos nossos irmãos”.
Ao publicar a nota oficial em seu perfil na rede social Facebook, os Gaviões receberam através de comentários, apoio de diversos torcedores, inclusive de equipes rivais. Torcedores de Santos e Flamengo parabenizaram a maior organizada do país e declararam apoio aos protestos e pedidos de liberdade dos Gaviões presos.
Operação Cartão Vermelho
Na manhã do dia 15 de abril, a sede da Gaviões da Fiel no Bom Retiro foi fechada com blocos de concreto e tijolos, durante operação da Polícia Civil que ficou conhecida como “Operação Cartão Vermelho”. Além do ‘emparedamento’ a polícia prendeu 27 pessoas e apreendeu cerca de R$62 mil.
Em nota, a subprefeitura da Sé informou que atendeu a um pedido direto do secretário estadual da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, e que o fechamento da sede aconteceu por falta de Auto de Vistoria dos Bombeiros.
Os detidos, membros de torcidas organizadas, sendo 18 da Gaviões da Fiel, são acusados de participar de confrontos entre corinthianos e palmeirenses que antecederam o clássico no dia 3 de abril, causando a morte de um pedestre na capital paulista.
De acordo com a TV Globo, um dos presos é Helder Alves Martins, que assumiu a autoria do disparo de um sinalizador que causou a morte do boliviano Kevin Spada em 2013. Na época, o corinthiano tinha 17 anos.
Protestos realizados pela Gaviões da Fiel
Na noite daquela sexta-feira (15), a maior organizada do Sport Club Corinthians Paulista se concentrou no Vale do Anhangabaú. O protesto, marcado bem antes da operação policial, foi mais um de uma série que a torcida vem organizando, contra o escândalo da merenda e o deputado Fernando Capez, e a favor de transparência nas contas da Arena Corinthians.
A Gaviões alega ser vítima de perseguição política, e defende medidas preventivas para acabar com a violência. A torcida organizada passou também a se manifestar contra a decisão da Federação Paulista de Futebol (FPF) de realizar clássicos com torcida única.