O atacante Alexandre Pato teria revelado a amigos, que o motivo para não vir sendo aproveitado pelo Chelsea é o fato dos ingleses não querer valorizar a mercadoria antes da compra. Para o jogador, se ele tivesse uma passagem de destaque durante o empréstimo, o preço para a compra de seu passe aumentaria consideravelmente, o que não seria interessante para a equipe inglesa.
Kia Joorabchian e Giuliano Bertolucci são os responsáveis por conduzir as conversas com o time inglês. No Brasil, a diretoria corinthiana demostra confiança no acerto, principalmente após a informação de que o novo treinador dos Blues, Antonio Conte, é um admirador do futebol de Pato, e teria interesse em manter o jogador para a próxima temporada.
O contrato de empréstimo do atacante se encerra no fim deste semestre. Caso não consiga uma transferência em definitivo, o Corinthians teria que voltar a arcar com o salário do jogador, que representaria uma despesa de R$ 5,2 milhões até o fim do vínculo do atleta com o Timão.
Por não ter mais interesse de reintegrar o atleta à equipe, o Corinthians trabalha também com a hipótese de negociá-lo com um clube brasileiro. Atlético-MG e Palmeiras são apontados como possíveis destinos de Alexandre Pato, caso retorne ao Brasil. No início do ano, a equipe mineira demonstrou interesse no jogador, que também tem a admiração do presidente atleticano, Daniel Nepomuceno.
O cenário não é diferente quando se fala em uma transferência de Pato para o rival Palmeiras. Paulo Nobre, presidente da equipe Paulista, é também um admirador do futebol do atacante, e amigo do mandatário corinthiano Roberto de Andrade, o que poderia ajudar em um possível acordo entre as partes.