No próximo domingo (03), Corinthians e Flamengo se enfrentam em Itaquera, pelo Campeonato Brasileiro. Rivais dentro de campo, mas com boa relação fora dele, a equipe carioca foi importante para chegada de Cristovão no time paulista.
Com a saída de Tite para a seleção brasileira, a diretoria alvinegra precisava as pressas anunciar o nome do novo comandante. De todos os nomes sugeridos em reuniões, o de Cristovão foi o que mais animou os dirigentes. Para saber mais sobre o técnico, o Corinthians através do diretor de futebol Alessandro, foi atrás de avaliações dos clubes pelo qual o técnico havia passado.
O Flamengo foi uma dessas equipes. Mesmo com rápida passagem pela equipe carioca em 2015, o treinador conquistou elenco e diretoria. O atacante Emerson Sheik só tem elogios a dar sobre Cristovão, O presidente Eduardo Bandeira de Mello e o diretor executivo Rodrigo Caetano, por terem ótimas relações com o técnico, eram a favor da permanência dele na Gávea.
– Buscamos referências com ex-atletas que trabalharam recentemente com ele (Cristóvão), treinadores, não quero mencionar nomes também, mas buscamos porque eu não tinha trabalhado com ele. A partir do momento em que levantamos o nome dele, fiz algumas ligações para pessoas que trabalharam com ele, para me passar alguma coisa, e o que ouvi me deu completa segurança de que estávamos na direção certa – disse Alessandro.
Em 2015, Sheik chegou a comparar Cristóvão Borges com Tite, afirmando que o técnico flamenguista era o mais parecido com o ex-corinthiano.