O primeiro turno do Campeonato Brasileiro acabou. Nesta etapa da competição já dá para fazer um balanço bem aguçado do rendimento das equipes durante as 19 rodadas do torneio. Para o Corinthians, por exemplo, os números jogando como mandante não são tão animadores se comparados com a campanha da temporada passada.
Até o momento, o alvinegro tem quatro empates e seis vitórias em Itaquera. Em 2015, a equipe começou mal, perdeu por 2 a 0 em casa, no jogo contra o arquirrival Palmeiras, mas depois só perdeu pontos nos empates contra o Grêmio, no início do segundo turno e Avaí, quando a equipe já havia sido hexacampeã e recebido a taça.
Com Tite no comando, Renato Augusto e Jadson fazendo o melhor meio de campo daquele campeonato, o Corinthians conquistou 50 pontos de 57 disputados em Itaquera, um aproveitamento de quase 90%. Neste ano, intercalando entre Itaquera e Pacaembu, o Timão tem um aproveitamento de 73,3%. Foram oito pontos desperdiçados e a conquista de 22 de 30 disputados, o que deixa o alvinegro como quarto melhor mandante.
Partidas disputadas com São Paulo, Figueirense e Cruzeiro que terminaram em empate foram prejudiciais ao Timão, pois se tivesse conquistados os pontos perdidos, a equipe seria líder isolada do Brasileiro – já que está apenas três pontos atrás do Palmeiras que é o primeiro colocado.
“Temos que ter a consciência que podemos melhorar sim dessa queda de rendimento, mas é preciso calma para vermos que não está tão ruim assim. Algumas coisas deixam a desejar, mas podemos fazer grandes jogos pela frente”, avaliou o meia Giovanni Augusto.
“Se você for ver, a gente acabou desperdiçando oito pontos já dentro de casa (empatou também com o Grêmio, na primeira rodada), isso acaba pesando. Mas nossa ideia é continuar brigando entre os primeiros até as dez últimas rodadas da competição, que é quando vai se decidir”, comentou o volante Elias.
A próxima vez que o Corinthians joga em Itaquera será no dia 22 de agosto, contra o Vitória. Neste domingo, porém, o Timão enfrenta o Grêmio, no Rio Grande do Sul, às 11h.