A organização da Flórida Cup promoveu um grande evento na Zona Oeste de São Paulo nesta quinta-feira para confirmar todas as equipes que estarão presentes no torneio em 2017. Além disso, as novas regras da competição também foram confirmadas.
O Corinthians, primeiro time brasileiro a participar do torneio, está confirmado ao lado de Flamengo, Vasco, Internacional, Atlético-MG e São Paulo. A maior novidade é a presença da equipe do Morumbi, que ao lado de Shangai (CHN) e Millionarios (COL) teve presença confirmada nesta quinta-feira.
Também foi confirmado o primeiro confronto do Timão na competição. A equipe de Parque São Jorge enfrentará o River Plate de olho nas semifinais, que será contra o vencedor de Vasco da Gama e Barcelona-EQU. A edição 2017 terá também uma final.
No lado 1 da chave, Internacional e Millionarios, e São Paulo e Shangai se enfrentarão entre si e um desses farão a final contra as equipes da chave 2, onde o Timão está.
As outras seis equipes: Bayer Leverkusen e Wolfsburg, no grupo A representando a Alemanha; Flamengo e Atlético-MG, no grupo B representando o Brasil, e Tampa Bay Rowdies e uma equipe que ainda não foi confirmada, representarão os Estados Unidos em outro torneio disputado dentro da própria Flórida Cup, entre os dias 7 a 15 de janeiro, nos moldes da Copa Davis, competição de tênis onde os países se enfrentam entre si e acumulam pontos para seus respectivos países.
Entre os dias 15 a 21 de janeiro, será a vez das equipes do torneio mata-mata, que jamais havia sido feito na Flórida Cup. Vale destacar que, nas primeiras edições, o campeão sempre foi o time de melhor aproveitamento e nunca aconteceu uma final. O Timão ficou em terceiro em 2015, e quarto em 2016.
Ricardo Villar, diretor do Torneio da Flórida, explicou por que a decisão de mudar o regulamento foi tomada.
“Nós ouvimos os pedidos dos torcedores e decidimos apostar em um formato com final”, explicou.