Início » Notícias do futebol » Novo Mundial de clubes pode ter 24 equipes e disputado a cada dois anos

Novo Mundial de clubes pode ter 24 equipes e disputado a cada dois anos

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

O Mundial de Clubes pode sofrer a maior mudança desde que se iniciou em 2000 no formato que é disputado até os dias de hoje. Em negociação com a FIFA, a ECA (Associação Europeia de Clubes) planeja a ampliação do torneio, do qual chama de “Super Mundial de Clubes”. No novo formato, cerca de 16 a 24 equipes participariam, a competição seria mais rentável e disputada de dois em dois anos. A Copa das Confederações – disputada entre seleções – seria extinta para dar espaço ao novo Mundial. A informação é do jornal Mundo Deportivo, da Espanha.

A publicação revela que a proposta será apresentada em outubro deste ano no Conselho Executivo da Fifa, em Zurique, na Suíça. No formato com 24 equipes, seriam oito equipes europeias – com os dois últimos campeões da Liga dos Campeões -, oito times da América do Sul – incluindo os dois campeões da Libertadores – e mais quatro equipes da Ásia, África, América do Norte/Central e Oceania. As quatro vagas restantes seriam preenchidas por convite aos clubes escolhidos. O formato de 16 clubes teria quatro grupos com quatro equipes.

SIGA O TIME DO POVO NO CANAL DO WHATSAPP

Notícias do Corinthians direto no seu WhatsApp em tempo real.

WhatsApp Entrar no Canal

Ao contrário do que é feito atualmente, a ideia da ECA é mudar a data do Mundial. Aproveitando o verão do hemisfério norte, no meio do ano, o desejo é tirar o torneio do meio da temporada europeia (dezembro) – onde a atenção das equipes é menor.

Todo o projeto já é de conhecimento da FIFA, que gosta da ideia e quer modernizar as competições pelo mundo. Em outubro, quando a reunião acontecerá, o conselho também discutirá uma Copa do Mundo com 40 equipes.