Após ser prejudicado contra o Internacional, no Beira-Rio, em derrota por 2 a 1 no meio de semana, o Santos conseguiu pressionar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e criou preocupações na diretoria do Corinthians.
O árbitro Raphael Claus, alvo de polêmicas nos últimos jogos do Timão, foi o escolhido da vez. A escolha do nome veio logo após o Santos reclamar muito de ter três jogadores suspensos para o clássico, e da expulsão do meia Lucas Lima, que segundo o time praiano, foi injusta contra o Internacional.
Acontece que, Claus tem um histórico conturbado quando comanda jogos do Corinthians. Nos últimos anos, ele prejudicou de maneira clara a equipe de Parque São Jorge algumas vezes.
Em 2014, após trombar com Petros, ex-volante do clube, Raphael Claus alegou em súmula que o corintiano o agrediu de maneira proposital. O jogador foi julgado pelo STJD e pegou gancho de 180 dias naquele Brasileiro.
Em fevereiro de 2015, Claus novamente foi alvo de reclamações do Corinthians. Em clássico contra o Palmeiras, ele expulsou o goleiro Cássio por retardar a partida. O Timão conseguiu vencer por 1 a 0 naquela ocasião.
O mais recente erro de Claus apitando jogos do Corinthians é também o mais lembrado pela torcida. Em junho da atual temporada, o árbitro marcou falta inexistente do zagueiro Felipe em Fernando Prass no último lance do clássico contra o Palmeiras. A bola havia entrado e o gol foi absolutamente legal. O alviverde venceu o confronto por 1 a 0.