A Federação Paulista de Futebol (FPF) causou incomodo na torcida do Corinthians ao escolher o árbitro que vai comandar o primeiro jogo da final do Campeonato Paulista. Raphael Claus, aquele mesmo da confusão envolvendo Petros em 2014, será o responsável pelo confronto.
Chama a atenção o número de derrotas que o Corinthians tem em jogos com o árbitro como responsável. Em 14 partidas, apesar das seis vitórias, foram quatro empates e quatro derrotas. O último jogo que Claus esteve em partidas do Timão aconteceu nesta temporada, na derrota alvinegra diante da Ferroviária. Na ocasião, o juiz marcou pênalti para a equipe do interior, convertido por Alan Mineiro.
SIGA O TIME DO POVO NO CANAL DO WHATSAPP
Notícias do Corinthians direto no seu WhatsApp em tempo real.
Entrar no Canal
O número de cartões distribuídos para jogadores do Corinthians nesses 14 jogos também são elevados. Foram 35 amarelos e dois vermelhos, média de dois cartões por jogo.
Foram dez clássicos apitados por Claus nessas 14 partidas. Um dos mais recentes aconteceu em 2016, quando o árbitro anulou gol legal de Felipe no último lance da partida válida pelo Brasileirão daquela temporada.
Corinthians e Ponte Preta tiveram nesta segunda-feira na sede da FPF as datas dos confrontos finais definidos. (clique e saiba)
![]() |
| Foto: Marcos Ribolli | Globo Esporte |










