Fifa estuda Mundial de clubes disputado a cada dois anos

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

A Fifa continua pensando em maneiras de melhorar o futebol mundial. A entidade teve a ideia de realizar o Mundial de Clubes, conquistado pelo Corinthians duas vezes, sendo disputado por 16 ou 24 clubes e de dois em dois anos, sempre em anos ímpares, antes do inicio da temporada europeia. A informação é do diário AS, da Espanha.

Segundo a publicação, o projeto enviado pelo comitê organizador do Mundial, já está nas mãos do presidente da Fifa, Gianni Infantino. A ideia surge logo após o provável fim da Copa das Confederações. O projeto, contudo, só avança se a Conmebol aceitar disputar a Copa América nos mesmos anos da Eurocopa.

O torneio teria o nome de Taça Intercontinental e contaria com as participações dos dois últimos vencedores da Liga dos Campeões, Liga Europa e Copa Libertadores da América. Existe também a possibilidade de vagas aos vice-campeões dessas competições. Além disso, os vencedores de Ásia, África, América do Norte, Central e Caribe e Oceania, também participariam, mas caso seja no modelo de 16 clubes, apenas um time representaria cada um desses continentes.

Vale lembrar que atualmente o Mundial de Clubes conta com apenas sete equipes: os campeões das seis confederações e o campeão do país-sede. Ao lado do Real Madrid e atrás do Barcelona, o Corinthians é o segundo maior vencedor da competição da Fifa.