Corinthians foi campeão da Copinha 2017 |
Cerca de 100 atletas das categorias de base do Corinthians devem ser dispensados nos próximos meses. O objetivo do clube é cortar gastos e aproveitar de forma mais qualificada as promessas do Terrão. A medida mais drástica será o fim da equipe B do sub-20. Formada por atletas juniores que esperam por oportunidades, a folha salarial destes jogadores gira em torno de R$ 120 mil.
“Estamos fechando a torneira. Não faz sentido manter no clube atletas ociosos, que já sabemos que não entenderão nossas necessidades no futuro, não interessam ao profissional. Precisamos desonerar o clube, todos sabem que a situação econômica do Corinthians e de todo o Brasil não é fácil”, declarou ao Globoesporte.com, o gerente geral das categorias de base, Fernando Yamada,.
Além da equipe B do sub-20, os times B sub-15 e sub-17 terão os plantéis reduzidos. Com todos estes cortes, o Corinthians deverá economizar cerca de R$ 500 mil por mês. Fora os salários, despesas com materiais, moradias e alimentação serão mais amenas após os cortes.
Como ficará a base do Corinthians:
Sub-13 e sub-11: 50 atletas por categoria.
Sub-15: 34 atletas, sendo 30 de linha e quatro goleiros. Metade com 14 anos e a outra parte com 15.
Sub-17: 30 atletas, com 26 de linha e quatro goleiros. 50% do elenco com 16 anos e o restante com 17.
Sub-20: 28 jogadores, dos quais 24 de linha e quatro goleiros.
Os atletas envolvidos já foram comunicados sobre a nova política do clube.” Tive uma conversa franca, não quero iludir ninguém. Reuni os jogadores e expliquei a situação para eles. É muito fácil o jogador ficar numa zona de conforto mesmo não jogando. É legal falar para a família e os amigos que joga no Corinthians. Mas daqui a dois meses fecharemos as inscrições para a Copa São Paulo. Esse jogador vai perder o “timing”? Ou ele acredita no potencial e vai em busca de novos desafios ou vai ficar aqui esperando o contrato acabar e perder a chance”, concluiu Yamada.