![]() |
Arquivo |
A Fifa pretende mudar o sistema de disputa do tradicional Mundial de Clubes. A entidade discute internamente há algum tempo a possível mudança. Se atualmente apenas os campeões de cada continente e mais um convidado participam, a ideia a partir de agora é subir o número de equipes para pelo menos 24 equipes.
A ideia da Fifa é conseguir mais visibilidade para o torneio. Além disso, o torneio seria disputado há cada quatro anos, no lugar da Copa das Confederações, que será extinta pela entidade.
Os grupos seriam divididos em oito grupos de três times. Cada vencedor iria para as quartas de final em fase mata-mata. Os participantes viriam da seguinte maneira: 12 times europeus, cinco da América do Sul, dois africanos e dois asiáticos, mais um das Américas do Norte e Central, um da Oceania e um indicado pelo país-sede.
A Conmebol estuda como classificará os times para a competição. Por enquanto, a ideia inicial é colocar os quatro últimos campeões da Libertadores e o time melhor posicionado no ranking da competição continental.
Vale destacar que a Fifa planeja fazer a primeira competição em novo formato no ano de 2021. Sendo assim, as equipes campeãs da Libertadores de 2017, 2018, 2019 e 2020 seriam as participantes. O ranking da Libertadores também leva em conta o desempenho dos clubes nos campeonatos nacionais.