![]() |
Foto: Agência Corinthians |
Por: Danilo Vieira – @danilovieira01
O técnico Jair Ventura comandou o Corinthians em dois jogos desde que assumiu a função no lugar de Osmar Loss e mostrou evolução no sistema defensivo alvinegro. Ofensivamente, porém, o time não existe e os números provam isso.
Em 180 minutos sob o comando alvinegro (derrota diante do Palmeiras e empate sem gols contra o Flamengo), a equipe treinada por Jair não chutou ao gol em nenhuma oportunidade.
Foram apenas quatro finalizações nesses dois jogos e nenhuma bola entre as traves. Se o goleiro adversário pouco trabalha, o mesmo não acontece com os atacantes. Em ambos os jogos, Palmeiras e Flamengo tiveram dificuldades de furar a retranca corinthiana.
Mas será que isso vai dar certo sempre? Futebol é bola na rede. Se não balançar as redes, não adianta nada defender bem.
Jair precisa melhorar esse aspecto e sabe disso. Em coletiva após o empate da semifinal da Copa do Brasil, o treinador confirmou mudança tática contra o Sport, no domingo, em Itaquera, pelo Brasileirão.
“Agora viro a chave e vou para o Sport, pensar na estratégia, não temos uma maneira só de jogar”, disse o técnico.
Confesso que a última vez que vi retranca total dar certo no Corinthians foi em 2004, na primeira passagem do Tite. Naquela época, porém, apareceu um cara chamado Fábio Baiano e o Timão vencia quase todos os jogos por 1 a 0.
Jair precisa achar o seu Fábio Baiano urgentemente.
Precisamos chutar a gol. Precisamos nos recuperar no Brasileiro.